PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



sábado, 29 de janeiro de 2011

MINSA investe USD 400 milhões em planos sanitários

Luanda – Quatrocentos milhões de dólares norte-americanos  serão disponibilizados este ano pelo Ministério da Saúde, em colaboração com  outros sectores às administrações municipais e províncias, para a elaboração de planos de desenvolvimento sanitário a nível local, anunciou sexta-feira, em Luanda, o titular da pasta, José  Van-Dúnem.

Esta  iniciativa  vai  ser  implementada em 164 municípios do país e realizada no  quadro dos Programas Municipais Integrados  de Desenvolvimento  Rural  e Combate à Pobreza, segundo o  ministro  da Saúde,  que falava na  cerimonia solene de encerramento do VII Congresso Internacional dos Médicos em Angola.

“Este plano é do executivo e nós vamos repassar para os municípios 191 milhões de  kwanzas  ano,  equivalente a  mais ou menos dois milhões
de  dólares norte-americanos por cada município”, afirmou o governante.

Desta  feita, e no quadro dos  Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, José Van-Dúnem  reiterou  trabalharem  para que nos municípios a saúde  deixe de ser a falta de doença, para ser  bem-estar e desenvolvimento humano.


Além de priorizar a redução da mortalidade materno-infantil este ano, o sector e os seus parceiros vão  também continuar a promover  a investigação, principalmente aplicando acções  que permitam  a troca  de experiência com outros  países,  sobretudo da comunidade lusófona, com a qual  Angola tem tido uma cooperação valiosa.

“A municipalização dos serviços constitui pois um  tema de muito particular  interesse. Ela  encerra  a esperança  de vermos  aumentada  a eficiência  e a efectividade dos serviços  de saúde, pela transferência de responsabilidade  e de recursos  que irão ampliar de forma artificial dos trabalhos de saúde”, valorizou o  ministro, sustentando serem numerosos os desafios actuais  e futuros para  garantir a saúde no país.

Acrescentou  que  vão  trabalhar  para melhorar de forma  sustentada, para que a saúde dos angolanos desenvolva um sistema  de  saúde mais eficiente,  equitativa , solidária e orientada para o cidadão.

Com os temas apresentados no VII Congresso Internacional dos Médicos em Angola,  o ministro disse augurar a melhoria  do  desempenho do sistema nacional de saúde  para o bem-estar  dos angolanos.

O fórum,  que contou com a presença de 700 congressistas, decorreu sob o lema”A Saude: Desafios  Actuais e  Futuros”. Dele participaram, além de Angola, médicos e bastónarios da Ordem do Brasil, Portugal,  São Tomé e Principe e  Cabo Verde.

VII Congresso dos Médicos recomenda criação de mecanismos de formação para clínicos do sector

Luanda– Os participantes ao VII Congresso Internacional dos Médicos de Angola, que decorreu durante dois dias, em Luanda, recomendaram à criação de mecanismos de formação que enriquecem a qualificação dos vários técnicos e serviço nas unidades de saúde.

Os participantes referiram que estas qualificações vão dotar os profissionais da saúde de competências práticas diferenciadas e apetrechar os locais de trabalho com meios técnicos necessários.

Outra recomendação deixada foi a construção de unidades de saúde que obedeçam a requisitos arquitectónicos, ambientais e a soluções de investimentos multivariados.

No tocante ao perfil do médico, os participantes analisaram que é desenhado a partir de uma actividade multidisciplinar, envolvendo os Ministérios da Tutela, universidades e comunidades.

Quanto à medicina de catástrofe e requalificação das urgências, foi realçada à necessidade de qualificação técnica dos médicos, organização e tácticas operacionais.

Nesta ordem, foi apontada a importância da integração na vertente pré-hospitalar e inter-hospitalar, tendo assim a necessidade de cada hospital ter o seu plano próprio de imergência.

Nas áreas de especialização médica, foram apresentados os casos de interesse em Ortopedia, Urologia, Cirurgia Vedeo-laparoscópia, Nutrição, Doenças Infecciosas, Oftalmologia, Cardiologia e Doenças Diarreicas.

No evento, a Saúde Materno-Infantil foi objecto de uma profunda análise por vários palestrantes, tendo sido salientado também o reforço dos recursos humanos para prestar capacidade, através da sensibilização activa das mulheres, famílias e comunidades.

Durante dois dias de trabalho, os  congressistas trocaram experiências sobre assistência sanitária aos cidadãos e traçaram  estratégias que promovem a humanização no atendimento dos pacientes.

A par de Angola, o fórum congregou especialistas do Brasil, de Portugal, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Realizados mais de 580 partos na maternidade de Balombo

Balombo - Quinhentos e 83 partos foram realizados em 2010, na maternidade do Hospital Municipal de Balombo, 182 quilómetros a Nordeste da cidade de Benguela, mais 61 em relação a 2009.

Segundo o chefe de Repartição Municipal da Saúde, Domingos Tchihungula, dos 583 partos 24 foram nados mortos.

Os dados de nascimento são parciais e não representam a realidade de todo o município, visto que a maior parte dos partos são domiciliários, cujos dados dificilmente chegam ao conhecimento das instituições sanitárias.

A maternidade, com capacidade de 15 camas, funciona com 17 técnicos, sendo seis técnicos pré-natal.

Referiu que a repartição, através da Saúde Pública, registou 123 parteiras tradicionais na sede municipal e nas três comunas:  Chingongo, Chindumbo e Maka-Mombolo, em 2010.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Governo quer reduzir taxa de mortalidade materno-infantil em 50 porcento até 2012


O Governo angolano preconiza reduzir em 50 porcento a taxa de mortalidade materna e em menores de cinco anos de idade, até 2012, disse nesta quarta-feira, em Luanda, o vice-ministro da Saúde, Carlos Alberto Masseca.
 

Vice Ministro da Saude- Carlos Alberto Masseca

De acordo com o dirigente, que falava sobre a “expansão dos serviços de Saúde”, no Fórum Nacional de Combate à Pobreza, aberto terça-feira, o governo preconiza alcançar as metas propostas através da melhoria dos serviços centrais e locais, sobretudo a nível dos municípios do país, onde se verificam insuficiências na capacidade de resposta aos casos que surgem.

“Vamos dotar as unidades sanitárias municipais com meios, equipamentos e recursos humanos capacitados, ao mesmo tempo que suprimos as dificuldades de abastecimento das unidades com água e energia”, disse o responsável.

Disse estar em curso um plano do Governo que consiste na construção de novas unidades e apetrechamento dos hospitais nacionais.
 
Além da redução de mortes infantis, o governo preconiza também controlar as doenças transmissíveis e não transmissíveis, com particular realce para as grandes endemias como a cólera, dando realce também ao saneamento, à raiva e à erradicação da pólio.
 
Neste processo integrado, em que o governo contará com a participação das administrações municipais e da sociedade em geral, vai dar-se também primazia à adequação dos recursos humanos e ao uso de tecnologia de saúde, num plano de gestão eficiente dos recursos financeiros e humanos, explicou.
 
Outro ponto de destaque das metas a alcançar em 2012, de acordo com Carlos Masseca, é a necessidade de inverter a tendência crescente de agravamento da prevalência do VIH/Sida para uma taxa inferior a três porcento.
 
Disse pretenderem igualmente uma redução na tendência crescente do agravamento da taxa de incidência da tuberculose para níveis não superiores a 80 casos por 100 mil habitantes.
 
Preconiza-se ainda, entre outros objectivos, a redução em cerca de 70 porcento da prevalência da tripsnossomíase, cobrindo 80 porcento das populações em risco com serviços de prevenção e tratamento.
 
O Fórum Nacional Sobre a Implementação dos Programas Municipais Integrados de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza, que decorre no Centro de Conferências de Belas, sob o signo "Combater a pobreza, um compromisso do governo angolano", é promovido pela Casa Civil da Presidência da República.

Participam no fórum deputados à Assembleia Nacional, membros do Executivo central, governadores provinciais, administradores municipais e quadros de distintos órgãos.

O seu término está previsto para sexta-feira.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Hospital Geral do Lobito contará com psicólogos clínicos

Hospital Geral do Lobito contará com psicólogos clínicos
O hospital geral do Lobito na província de Benguela vai contar, no presente ano, com dois psicólogos clínicos, informou hoje, o director daquela unidade hospitalar, Paulo Kachimbombo.

Em declarações à Angop, o responsável fez saber que, com a presença de especialistas, será facilitado o trabalho de acompanhamento dos pacientes que sofrem de trauma.

Na sua óptica o traumatismo é um fenómeno que ao ser ignorado pode levar à morte do paciente, sobretudo para aqueles que por vezes se vêem incapazes de superar uma certa pandemia.

Falando da actividade desenvolvida em 2010, Paulo Kachimbombo disse que o hospital geral do Lobito teve poucas dificuldades em atender os pacientes.


A regularidade no fornecimento de fármacos, alimentação para doentes internados, de acordo com o médico, são as condições que contribuirão para o melhor desempenho dos profissionais da saúde.

O fornecimento regular da água potável e da energia também , segundo Paulo Kachimbombo, foram outros aspectos que permitiram manter a unidade hospitalar em boas condições higiénicas.

 Em termos de recursos humanos, a fonte informou que o hospital conta com 42 médicos entre angolanos e expatriados que atendem as diversas patologias ou especialidades.

O hospital geral do Lobito conta com 232 enfermeiros, entre técnicos médios e básicos.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Governo de Benguela prioriza melhoramento da assistencia médica e medicamentosa em 2011


O chefe do executivo de Benguela disse, a 30 de Dezembro último, que a prioridade em 2011 vai recair ao sector da saúde, no sentido de ver melhorada a assistência medica na província.
UM
Armando da Cruz Neto, avançou ser propósito do Executivo local, para 2011, continuar a direccionar o seu sentido estratégico de governação e os recursos disponibilizados no melhoramento da assistência médica e medicamentosa à população e na expansão da rede sanitária na província.


Armando da Cruz Neto, que fala à imprensa, no tradicional cumprimento fim de ano, fez saber ainda que outra prioridade para 2011 é o aumento do número de salas de aulas, de professores e da melhoria da qualidade do ensino e no fornecimento de água e de energia eléctrica.

Para tal, sublinha, espera pela conclusão, em 2011, de todas as obras em curso do programa “Águas para Todos” e conta-se com o fornecimento adicional de energia a partir da barragem reabilitada do Lomaun, no município do Cubal, e da barragem de Capanda, na província de Malange.

Destacou que na agenda do Executivo se elegeu ainda como actividade importante a liderança na organização e no funcionamento dos serviços públicos numa lógica da eficácia operacional que se traduza num serviço que melhore e satisfaça o cidadão.


Salientou que a postura negativa de que o serviço público prestado ao cidadão não tem que estar alinhado com normas de qualidade, prazos de execução, atitudes éticas e de boa educação tem que ser rapidamente erradicada.


Constituída por nove municípios, a província de Benguela tem uma população estimada em um milhão, 858 mil e 96 habitantes.

Porquanto, o director provincial da saúde de Benguela, Valentino Kaliengue reconheceu ser importante a melhoria de oferta de emprego a população, do fornecimento da água potável e energia como indicadores na melhoria das condições de higiene da população.


domingo, 2 de janeiro de 2011

2011 É ANO DE MUITO TRABALHO

2011 é ano de muito trabalho
Dr. Valentino apela aos colaboradores mais entrega ao sector da Saúde
Falando durante a cerimónia de cumprimento de fim de ano, a 29 de Dezembro de 2010, na sala de conferência da DPS, o director provincial da saúde de Benguela, Dr. Valentino Aurélio Kaliengue, pediu maior empenho aos seus colaboradores directos tendo em conta aos novos desafios em 2011. 
Fonte: Uhayele M´Ombaka

Dr. Valentino Kaliengue
Director Provincial da Saúde em Benguela
“Estamos lembrados da entrada em funcionamento do hospital central de Benguela, ampliado e com vista a especialização. Temos já na nossa província, especialidades que tem estado a responder e a anular a intenção de procurar saúde fora da província ou mesmo do país”, disse o responsável.
Tendo ainda ressaltado a importância que tem o hospital oftalmológico de Benguela no contexto nacional e internacional, da permanência no hospital do médico neurocirurgião, a possibilidade que já se tem em dar seguimento de AVC, com a introdução da tomografia computorizada, refiro-me a felicidade de muitas mulheres grávidas, que em pouco tempo de gravidez, podem já saber em que sexo pertence o feto, a patologias cardíacas que já são seguidas na nossa província, e por isso já não precisam ser encaminhadas ao nível nacional, sublinhou.
Todos esses esforços, acrescentou, serão ainda engrossados em 2011, para aquilo que vai justificar o inicio da pós-graduação, neste hospital central e de referência.
Novas unidades sanitárias melhoram atendimento à população
Nos dizeres da entidade máxima do sector que vela pela saúde de todos nós, a pare do hospital de Benguela a abertura, ainda parcial, do hospital municipal de Benguela que segundo preconiza em 2011 virá ter serviços de internamento. Tendo qualificado o centro da graça ser modelo a construir em outras localidades da província e não só”.
Para ele, o centro do Lobito e o do bairro 27 de Março no mesmo município, logo que a administração permitir, entrarão em funcionamento, por haver já condições.
Ainda no município do Lobito, segundo sublinhou, estendendo-se a Kanjala, Biópio, Egipto Praia, também nos municípios do Bocoio e da Ganda que foram reforçadas pelo governo com novas estruturas sanitárias, permitem que a este nível se possa ter vacinação garantida, assistência ao parto com internamento curto, o que poderá generalizar e aliviar as enchentes.
“Louvamos que em 2010 tivemos técnicos que melhoraram os nossos serviços, refiro-me a técnicos de nacionalidade cubana que com eles também nos permitiu iniciar e continuar com a faculdade de medicina, que hoje conta já com 55 alunos do 3º ano”.
O responsável, crê que se o funcionamento for normal e assegurado pela devida Secretaria de Estado poderá se ter médicos de Benguela, não só nascidos cá, mas também residente em Benguela que poderão reforçar a nossa rede sanitária periférica, nomeadamente aos municípios do interior”, disse.
Na sua alocução, reconheceu as jornadas científicas de serem uma das maiores conquistas de 2010.
“Permitam dizer, para nós constituem a grande conquista de funcionamento e também de persistência para que todos os anos nos entreguemos à investigação. Vai ajudar de que maneira a sincronizar invenções com outros serviços do país, com a política nacional, permitirá abrir parceria e convénios naquilo que nos interessa para o melhoramento da saúde na província”.
Neste capítulo, Valentino Kaliengue, pediu que as jornadas científica no ano 2011, fossem muito mais nacional e que os trabalhos reflectissem de facto aquilo que são o melhoramento e cuidados dos doentes que acorrem aos serviços hospitalares, ressaltou.
DPS ganhará um Boletim Informativo de periodicidade trimestral
“Já temos outras tendências, assim provaram as jornadas científicas. Vamos reforçar próximo ano com incremento do Boletim Informativo da Saúde de edição trimestral, para que as nossas acções sejam divulgadas e para que abranjam a própria população, para que haja feedback com a população, para que com eles melhoremos os nossos serviços, aliás os nossos serviços estão orientados a esta população, anunciou peremptoriamente o director do sector.
O que precisa melhorar em 2011

Se por um lado o balanço é positivo, existem espinhos no meio de tantas rosas pois, o médico admitiu haver aspecto negativos, que ainda em 2010 continuaram apesar das metas indicarem melhorias.
O médico salientou a persistência da circulação da Pólio Vírus Selvagem, “o nosso saneamento do meio vai melhorando cada dia, a nossa vigilância também, mas temos a registar 3 casos de pólio confirmados, 2 no município de Benguela e 1 no município da Baía-farta. Detectados quando vinha de viagem da província da Huíla, mas por ter sido na nossa província, conta com um caso de poliomielite”.
Essa realidade, vaticina, atira-se para acções de criatividade aos chefes de repartições municipais a se dedicarem junto das administrações municipais no sentido de melhorarem o saneamento do meio, a cadeia de frio para a vacinação de rotina e se melhore a mentalidade da nossa população em dar importância aos serviços de vacinação.
Apontou ainda a questão da seropositividade na província, que vai crescendo em função da mobilização e dos serviços disponíveis para os testes.
“Temos o aumento de prevalência de VIH-SIDA, de 3,3 o ano de 2009, passamos para 4,4, os nossos serviços hospitalares de internamentos tem estado a testemunhar de facto na prática que este aumento é real, cada dia temos casos graves em fase terminal por VIH-SIDA, apesar de todo esforço feito na captação de casos de diagnósticos e na mobilização”, reforçou.
O responsável da saúde alistou que em 2011 adoptara-se estratégias para extensão dos serviços de aconselhamento e testagem voluntária às consultas externas para que os edifícios não sejam rotulados e para que a captura seja maior, “só capturando mais poderemos prevenir mais na sensibilização e no estilo de mudança de comportamento”.
O aumento do VIH-SIDA reflecte-se concomitantemente na tuberculose por isso, “temos 350 novos casos em 100 000 habitantes é muito. E a nossa meta seria de nos aproximar a 150, temos muito a reduzir”, abocanhou.
2011 será o marco de sinais de mudanças para a redução, “se outros mecanismos forem accionados, refiro-me a redução da pobreza, ao maior emprego da população, de acções que deverão ser coercivas de hábitos etílicos a menores de 18 anos”, desafiou Valentino Kaliengue.
Segundo explica, há uma ligeira redução em casos de malária, ligeira com perplexidades dado facto de não ser ainda muito credível a estatística, “nós temos muito a melhorar em estatística médica, é outro desafio em 2011, fica-nos difícil decidir o peso dessas doenças quando a estatística não nos permite”.  
Reconheceu que a mortalidade materno-infantil podia ser evitada, mas há registos de morte por malária, por febre tifóide.
“Temos situações que durante o ano nos foram chamando atenção, de mortes reclamadas e como balanço devemos assumir, para nos comprometer com o ano de 2011 em que isto não possa ocorrer, e dar a conhecer a sociedade que a nossa função também está virada para o compromisso de que situações do género venham a ser judicialmente tratados”, assegurou.
Asseverou ainda que os hospitais de referência deverão ser aqueles que venham internar poucos casos de malária, por estarem previstos para internamento de doença de especialidade”.
O director adianta que a reunião do conselho de direcção deverá acontecer entre as primeiras duas semanas de Janeiro, para purificar tudo aquilo que se tem em carteira.
“Neste momento estamos a priorizar que continue o cadastramentos do pessoal, este processo iria continuar, pelo menos até final de Fevereiro para saber-mos quantos somos e onde estamos, para que cada trabalhador tenha folha de salário ali onde tem a sua efectividade, é um desafio não difícil, mas acredito que em dois meses é possível fazer-se se o processo de cadastramento for participativo, desde os técnicos de base aos responsáveis, ou invertendo a escada”, realçou.
Sublinha ainda ser urgente por permitir uma gestão transparente, realista e projectada, para que se tenha de facto aquilo que se solicite, “o governo está de mão abertas desde que saibamos pedir e se enquadra no programa do governo”.
O director provincial, pediu igualmente harmonia no ceio dos trabalhadores evitando calúnias e outras práticas nada abonatórias.
“As acções que levem a harmonia e unidade entre nós deverão ser reforçadas, com a criatividade individual de cada um, precisamos estar unidos, ganhamos muito mais com isso do que falarmos mal dos outros, do que falarmos boatos, do que denegrirmos deste e daquele”, exprimiu-se.
Na ocasião, Valentino Aurélio Kaliengue, aconselhou o reforço a ética e deontologia profissional, como forma de união entre colegas para uma melhor prestação de serviço, o que dará acolher a opinião de cada um para a conquista do bem de todos.
O responsável reforçou a questão da criação da base de dados, no sentido de informatizar os trabalhos administrativos, para melhorar e diminuir especulações de atribuições de nomes de que podem desmoralizador a todos aqueles que estão empenhados neste serviço.
No seu ver, o serviço de cadastramento do património deve ser feito e porque a legislação assim orienta, para que o estado saiba também como investiu no sector da saúde.
Os pendentes de 2009 e 2010 terão resposta em 2011
“Teremos de executar os projectos que por advocacia passaram de 2009 para 2010, e a contingência financeira fez com que passa-se para 2011, refiro-me ao banco externo do hospital central de Benguela, e já está inscrito no PIP (Programa de Investimentos Públicos de 2011)”.
Para a sua edificação, realçou, vai-se reforçar os mecanismos de filtragens de projectos, do tipo de projecto que nos convém para os nossos serviços mesmo de nível nacional por ser desse âmbito, prometeu o director da saúde na província de Benguela.

Valentino Aurélio, considera ser uma satisfação de no PIP 2011-2012 estarem inscritos a construção dos hospitais da Baía-farta, Chongoroi e da Ganda.
“Nós direcção provincial fizemos tudo para que este processo fosse acelerado, na medida em que temos os projectos já feitos e como modelos de todos hospitais municipais com a concordância do ministério da saúde”, exprimiu.
“Assim que haver concurso poderá se acelerar para que esses fundos não sejam perdidos por negligência ou falta de empenho, disse acrescentando”.
De acordo com Valentino Aurélio, os centros de saúde para o tratamento de tuberculose e HIV-SIDA inscritos no PIP apenas um número de 3, nos municípios de Caimbambo, Balombo e Cubal são os que passaram, pelo que os outros deverão aguardar até que permitir o Orçamento geral do Estado nos próximos anos.     
As nossas repartições, de acordo com a sua explanação, deverão apoiar os respectivos administradores municipais na necessidade do melhoramento ao saneamento do meio, da expansão dos postos médicos nas povoações, que sabemos constarem dos seus programas municipais de combate a pobreza.
Porém alertou que esses serviços abranjam a vacinação de rotina e de assistência ao parto, dada a característica da extensão da nossa população.
O Dr. Valentino fez saber igualmente que continuará a advogar para a construção da pediatria e maternidade do Lobito, que por contingência financeira não passaram neste PIP 2011.
“Entretanto vamos continuar e porque assim nos aconselham, a advogar para que venha se construir dado facto de ser um hospital de referência e o número de habitantes que o município do Lobito possui”.
Os Kandadus
Finalmente agradeceu a todos os membros do Conselho, pela dedicação. À família de todos trabalhados da saúde que ao longo de toda vigência tem provado que é possível fazer um trabalho para satisfação daquele que procura os serviços de saúde.
O agradecimento do director estende-se ao governador provincial, o general Armando da Cruz Neto, que pessoalmente tem se dedicado para o melhoramento da imagem da saúde e por ter escolhido este sector como prioritário e estratégico na sua governação em Benguela.
À todas administrações municipais que tem estado a melhorar a gestão dos hospitais dando mostras de assumir a população a eles confiadas com a oferta dos serviços de saúde. “Nós estaremos sempre ao lado para orientar metodologicamente e para aconselhar naquilo que nos procurarem para o efeito”, reforçou Valentino em tom de satisfação.
À todas direcções de hospitais pelo seu empenho, pela melhoria da higiene nos hospitais e pela esforço melhorado na área de medicamentos que aos poucos vão reduzindo o número de receitas que saem dos hospitais.
“Merecem reconhecimento e deverá continuar a dinâmica em 2011, não é um favor que se faz, é uma obrigação dentro do programa do governo que se impõem”, alertou concluindo.
“Neste jeito irmãos, desejo que estaremos satisfeitos por termos conquistado alguns bens em 2010, mas também estamos consciente de que estamos a entrar num ano de 2011 cheio de trabalho e é por essa razão que aceito esse dia de saudação de fim de ano”.
 Muito obrigado

PIP 2011 IMPULSIONARÁ A CONSTRUAÇÃO DE NOVAS UNIDADES SANITÁRIAS


Vista parcial do Centro Oftamologico de Benguela
Inaugurado em 2008 pelo PR. José Eduardo dos Santos

Temos a satisfação, de no PIP 2011-2012, estarem inscritos a construções dos hospitais da Baía-farta, Chongoroi e da Ganda, nós direcção provincial fizemos tudo para que este processo seja acelerado, na medida em que temos os projectos já feitos e como modelos de todos hospitais municipais com a concordância do ministério da saúde. Assim que tivermos concurso da nossa parte poderemos acelerar para que esses fundos não sejam perdidos por negligência ou falta de empenho nosso, mas que seja de outras áreas se não vierem a ser construídos. Temos o centro de saúde para o tratamento de tuberculose e HIV-SIDA, que também estão inscritos no PIP, um número de 3, no Caimbambo, Balombo e Cubal, são municípios que passaram os outros municípios vão aguardar o que permitir o Orçamento geral do Estado nos próximos anos.      
As nossas repartições municipais deverão apoiar os respectivos administradores municipais, para a necessidade do melhoramento do saneamento do meio, para a necessidade da expansão dos postos médicos nas povoações que sabemos que consta no seu programa de combate a pobreza, mas que esses serviços contenham os serviços de vacinação de rotina e de assistência ao parto dada a característica da extensão da nossa população em Benguela.

NOSSOS VISITANTES