PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Estudantes recebem explicações do funcionamento do Hospital do Huambo

Os alunos do colégio Bueia receberam, 25 de setembro último, explicações sobre o funcionamento do hospital geral do Huambo, em visita enquadrada no seu programa aquela provincia do planalto angolano, onde receberam explicações pelos técnicos daquela unidade hospitalar visitando as áreas do Banco de Urgência, maternidade, ortopedia, hemoterapia, laboratório, assim como outros sectores internos ligadas aquela mesma unidade.

Para o supervisor daquele Hospital Central Samuel Chipepe, o hospital central do Huambo trabalha com 66 médicos dos quais 52 são médicos estrangeiros e 14 médicos angolanos, onde enfermeiros conta-se apenas 504 com uma capacidade do hospital correspondente a 784 incluindo a psiquiatria, o que permite atender diariamente no banco de urgência mais 250 doentes que se tem registados por várias patologias, frisou também que, o registo de acidentes rodoviárias tem sido de pelo menos 40 a 50 casos vindos de diversas áreas da província do Huambo, agressões físicas ronda diariamente 25 a 30 casos.
O responsável referiu também que, o número de internamento existente neste hospital até ao momento é de 642 pacientes, o que constitui ainda preocupação por parte de todos funcionários da saúde.
Citando as patologias mais frequentes, referiu as de doenças respiratórias, malária e sarampo. Casos de tuberculose ao detectarmos enviam ao hospital sanatório

Reforçou a possibilidade de se recrutar mais técnicos no sentido de se responder a demanda que o hospital enfrenta tendo em vista a dimensão do hospital, e admitiu precisar de pelo menos mais de 250 técnicos que podem ser distribuídos em diversas áreas.

O Hospital Central do Huambo atende também doentes oriundas de outros cantos de Angola onde as províncias com maior incidência Kwando Kubango e Kwanza Sul.

Estudantes unidos na campanha de sensibilização contra HIV/SIDA


Estudantes do curso de enfermagem do Colégio Bueia e filhos em Benguela, uniram-se, no Huambo, no âmbito do dia do trabalhador da saúde, celebrado a 25 de Setembro último, na campanha de educação e sensibilização para prevenção contra a malária e suas consequências, HIV/SIDA bem como outras doenças relacionadas com o leite materno infantil no sentido de se combater a mortalidade infantil, de acordo com o porta voz Graciano Catumbela.
A digressão no Huambo visou sensibilizar mulheres, jovens, adolescentes e populações bem como os agregados familiares sobre as doenças transmissíveis sexualmente, através de palestras, com distribuição de preservativos, panfletos e mosquiteiros de modos a prevenirem-se dos efeitos da malária e do HIV/SIDA.
A campanha decorreu sob o lema “ Huambo e Benguela Unidos venceremos para o combate ao HIV/SIDA”, a campanha contra a doença do século teve a distribuição de cerca de 800 preservativos e mosquiteiros impregnados com insecticida para as zonas identificadas como de maior vulnerabilidade de contracção do paludismo, onde contemplou mais de 800 pessoas.
A intenção fundamental é fazer com que as mulheres e crianças assumam comportamentos que ajudem a reduzir a progressão da enfermidade e o índice de mortalidade materno infantil, consolidando as medidas traçadas. O paludismo, saliente-se, continua a ser a principal causa de morte no país, sendo as mulheres grávidas e crianças menores de cinco anos, as principais vítimas.

Administração municipal dá passos na municipalização dos serviços de saúde


A administração municipal de Benguela procedeu, esta semana, a entrega de três viaturas, onze arcas congeladoras, vinte e sete fogões e alguns computadores portáteis a repartição municipal de saúde.

A entrega que enquadra-se no programa de cuidados primários de saúde, contemplou áreas de administração e finanças, recursos humanos e saúde pública.

Na ocasião o chefe da repartição municipal de saúde de Benguela Sebastião Salamawu louvou a iniciativa do governo, tendo realçado que poderão diminuir as lacunas existentes na classe e apelou aos beneficiados na conservação das mesmas.

“Há muito tempo que essas viaturas são esperadas assim como o material electrodoméstico”, disse.

Por seu turno, o administrador municipal de Benguela, José Manuel Lukombo, disse que o gesto insere-se no programa de combate a fome e a pobreza.

Com esta entrega a província de Benguela completa oi ciclo do cumprimento do programa do executivo angolano no âmbito da municipalização dos serviços de saúde.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

PROFISSIONAIS DE SAÚDE DEFENDEM MELHORES CONDIÇÕES PARA BEM SERVIR

No âmbito das comemorações do dia nacional do trabalhador de saúde
 
Maximiano Filipe 
 
Os profissionais do sector da saúde em Benguela manifestaram junto do governo da província a necessidade de verem aumentada as condições de trabalho e salarial de forma a servir melhor os deveres pelos quais lhes foi confiado.
 
De acordo com a mensagem do sindicato dos trabalhadores da saúde, apresentada pelo secretario provincial, Custódio Cupessala, “nos colectivo de trabalhadores do sector da saúde reconhecemos o esforço do governo na execução de tarefas que visam dar resposta positiva as reais preocupações existentes a nível do sector, assim como, na resolução dos problemas que directa ou indirectamente afligem o dia dia dos trabalhadores, tais como, o reajuste salarial, a requalificação de categorias, reconversão de carreira, subsidio de desempenho, entre outros, baseados no caderno reivindicativo apresentado pelos trabalhadores”.
 
Durante a cerimonia oficial comemorativa do dia nacional do trabalhador da saúde, assinalado a 25 de Setembro, o vice governador para o sector político e social, Eliseu Epalanga, afirmou que face a essa realidade o executivo angolano continua a desenvolver diversas acções que visam dar resposta as diferentes preocupações com que se debatem os profissionais da saúde. O governante, acrescentou que até o momento o governo tem vindo a construir postos médicos em todas as localidades, salas de aulas, residências para enfermeiros e professores, o ingresso de maior número de quadros no sector por meio de concurso público, assim como, a recuperação de diversas infraestruturas sociais e o seu devido apetrechamento.
 
Em alusão a mais uma data comemorativa, o governante apelou a todos os profissionais, no sentido de reflectirem sobre os avanços já alcançados a nível do sector, bem como, o caminho que tem a percorrer pela frente, tendo em atenção a promoção da qualidade dos cuidados intensivos de saúde a prestar as comunidades.
 
O acto central alusivo as comemorações do dia nacional do trabalhador da saúde, teve lugar no município do Bocoio, a 150 quilómetros de Benguela, antecedido por uma missa de acção de graças, a deposição de uma coroa de flores no tumulo do trabalhador desconhecido e contou com a presença de governantes, trabalhadores do sector, autoridades tradicionais, representantes das organizações parceiras do sector e população local. A cerimónia terminou com um almoço de confraternização entre todos os trabalhadores do sector da saúde.


CENTRO OFTALMOLÓGICO AUMENTA QUALIDADE DE SAÚDE AO DOENTE VISUAL

No âmbito da municipalização dos serviços de saúde junto da população

O centro oftalmológico internacional de Benguela vai intensificar melhorias significativas no atendimento as consultas de rastreio aos municípios e comunas do interior da província no âmbito do alargamento da rede sanitária e na qualidade de serviço junto das populações.
A confirmação é do director provincial da saúde, Valentino Aurélio Caliengue, que falava no passado sábado, durante a sessão de encerramento das IIª jornadas científicas do centro oftalmológico de Benguela, que aconteceu nos dias, 22 a 24 de Setembro de 2011, sob o lema central; saúde visual em Benguela, desafios para 2012.
De acordo com o responsável do sector, “é um passo que visa dar resposta satisfatória e de qualidade em termos de saúde, ao doente visual, com base a realidade externa dos resultados alcançados pelo centro nos últimos anos de trabalho”.
Valentino Caliengue, sublinhou que o esforço desenvolvido pela Universidade Katiavala Bwila, na formação de quadros em diversas especialidades, assim como, para a formação pós graduação, é um marco histórico para o cumprimento dos objectivos que se pretende alcançar no ramo da oftalmologia em beneficio da população a nível do país. O responsável lembrou também sobre os esforços desenvolvidos pelo executivo da província, na criação de melhores condições de trabalho e não só, para que esse desiderato aconteça com bastante êxito.
De igual modo, considerou a jornada finda, bastante fundamental e de extrema importância, na medida em que, se perspectiva a realização do Conselho Consultivo Ordinário do Ministério da Saúde, a realizar-se no próximo mês de Outubro na província do Moxico, onde Benguela far – se –a representar para mostrar a sua experiência, tendo como pano do fundo o lema central que norteou as discussões durante os três dias que durou as jornadas em Benguela.
Caliengue, garantiu também que com a realização das referidas jornadas, o centro de oftalmologia aumentou as suas condições em termos de alargar o seu raio de acção e deu mais um passo diferenciado no seu compromisso de servir a população para alem da solução das cataratas, glaucoma, entre outras enfermidades.
As IIª jornadas científicas tiveram como objectivos específicos, promover o intercâmbio científico entre os participantes, discutir o desenvolvimento sustentável da saúde visual na perspectiva integral, clínica e cirúrgica, seus resultados de trabalho e projectos futuros.
O evento serviu também para desenhar estratégias de trabalho que permitam enfrentar os novos desafios para o alcance dos objectivos do milénio com base no plano geral do governo angolano que visa aumentar a prestação de saúde de qualidade junto das populações.
Os participantes a jornada debateram os seguintes temas, a saúde visual partindo de uma perspectiva integral, prevenção, diagnostico e tratamento das doenças oculares mais frequentes, Resultado visuais da cirurgia de catarata como causa de cegueira evitável, o papel do optometrista nos resultados visuais.
De igual modo, foram abordados as questões sobre, a retinopatia, actualidades em glaucoma numa perspectiva clínica e cirúrgica, doenças crónicas não transmissíveis e sua relação com a patologia oftálmica, afecções oftalmológicas em pediatria, seu manejo integral, visão geral das enfermidades oculoplasticas com repercussão visual.

Os cuidados de enfermagem a linha pré operatória, pós operatórias e consultas de especialidade a cirurgia refractiva, a deformidade ocular, anestesia no paciente cirúrgico oftalmológico, resultados visuais, foram também debatidos durante a jornada.
O evento contou com a participação de 250 especialistas em matéria sobre oftalmologia, das 18 províncias do país, entre nacionais e estrangeiros residentes em Angola.

Integra do discurso do sindicato provincial dos trabalhadores da saúde e administração pública





SECRETARIADO EXECUTIVO
Para todos funcionários do sector independentemente das tarefas de cada um para que a nossa população se beneficie do direito a saúde, o secretariado executivo quer aproveitar esta oportunidade para agradecer o executivo da província de Benguela por ter proporcionado as condições para que este evento tivesse lugar neste município do Bocoio também queremos enaltecer os esforço que o governo tem concedido na construção reabilitação e apetrechamento de hospitais postos e centro de saúde a nível da província de Benguela criando assim condições aceitáveis para o bom funcionamento e atendimento ao publico excelências apesar dessa data ser motivo de satisfação pelos festejos e dada a importância da amplitude que este acto representa para os trabalhadores do sector deve contituir-se também num momento de reflexão tendo em conta os desafios que se colocam ao sector e aos trabalhadores na busca não só do rendimento pessoal como também para que a saúde dos cidadãos seja garantida, assim no quadro da parceria existente o sindicato apela ao governo e na base do caderno reivindicativo apresentado em 2009, sem a sua conclusão no sentido de traduzir na pratica a aplicação do decreto provincial numero 254/2010 de 17 de Novembro que define a carreira de enfermagem já a provado. A melhoria de condições de biossegurança no sentido de evitar o contágio de infecções factogénicas principalmente nas unidades periféricas bem como a actualização para todos funcionários devido a desmotivação generalizada prejudicando assim o bom funcionamento em alguns casos a terminar o sindicato reitera o seu compromisso de continuar pela via do diálogo até que as principais preocupações dos seus associados sejam satisfeitas.
Mais empregos melhores salários para o bem-estar das famílias.
Pelo secretariado executivo.




Vice-governador satisfeito com a forma de gestão do sector


O vice-governador provincial de Benguela para o sector Político e Social, Eliseu Epalanga Domingos, mostrou-se satisfeito, no município do Bocoio, 102 quilómetros a nordeste da sede provincial, com a forma como a direcção provincial de saúde em Benguela tem gerido os recursos disponíveis para satisfazer as necessidades.
O governante falava no acto provincial central das comemorações do Dia Nacional do Trabalhador da Saúde, celebrado a 25 de Setembro último, que decorreu na vila do Bocoio, sublinhou que a maneira transparente segundo a qual tem ajudado a gerir o sector proporcionam uma melhor prestação de serviços de saúde às populações.

 Avançou que o Executivo provincial pretende ajudar para que seja melhorada a qualidade da prestação dos serviços de saúde à população, sendo a formação um dos passos importantes para tal.

“Será dado apoio institucional para que a população tenha serviços de saúde adequados”, sublinhou.

Para o secretário-geral do sindicato provincial dos trabalhadores da Saúde, Administração e Serviços de Benguela, Custódio Kupessala, louva a estratégia do Executivo da província virada a construção, reabilitação e apetrechamento de hospitais, centros e postos médicos, bem como de residências para médicos e enfermeiros.

O sindicalista solicitou ao governo provincial de Benguela no sentido de buscar solução para as preocupações colocadas no caderno reivindicativo de 2010, como a promoção de categorias, níveis salariais dos profissionais da saúde e a melhoria das condições laborais.

Participaram do evento todas unidades sanitárias da província de Benguela, o próximo município a albergar o evento será o município da Baía-farta.

O 25 de Setembro visa imortalizar os feitos de Américo Boavida médico incansável morto num bombardeamento no moxico em 1968.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Jornadas cientificas em oftalmologia garantem aumento da qualidade de saúde visual


No âmbito da municipalização dos serviços de saúde junto da população



O centro oftalmológico internacional abriu hoje, 22 de Setembro de 2011, as II jornadas científicas que visam aumentar a qualidade de saúde visual ao doente com base a realidade externa dos resultados alcançados pelo centro nos últimos anos de trabalho.



Com a duração de três dias, as II jornadas tem decorrem de 22 a 24 de Setembro, com objectivo de promover o intercâmbio científico entre os participantes, discutir o desenvolvimento sustentável da saúde visual na perspectiva integral, clínica e cirúrgica, seus resultados de trabalho e projectos futuros.



O evento vai decorrer sob o lema central; saúde visual em Benguela, desafios para 2012, tendo como objectivos específicos, desenhar estratégias de trabalho que permitam enfrentar os novos desafios para o alcance dos objectivos do milénio com base no plano geral do governo angolano que visa aumentar a prestação de saúde de qualidade as populações.



Durante a jornada serão debatidos diversos temas, com maior destaque para; a saúde visual partindo de uma perspectiva integral, prevenção, diagnostico e tratamento das doenças oculares mais frequentes, Resultado visuais da cirurgia de catarata como causa de cegueira evitável, o papel do optometrista nos resultados visuais.



Constam também da agenda da jornada, temas sobre a retinopatia, actualidades em glaucoma numa perspectiva clínica e cirúrgica, doenças crónicas não transmissíveis e sua relação com a patologia oftálmica, afecções oftalmológicas em pediatria, seu manejo integral, visão geral das enfermidades oculoplasticas com repercussão visual.

A deformidade ocular, anestesia no paciente cirúrgico oftalmológico, cuidados de enfermagem a linha pré operatória, pós operatórias e consultas de especialidade a cirurgia refractiva, resultados visuais, serão também debatidos durante a jornada.



De acordo com director do centro, Luís Varanda, que falava na cerimónia de abertura, “a segunda jornada científica do centro oftalmológico internacional de Benguela, visa também saudar o aniversário do dia nacional do trabalhador da saúde, que se comemora no próximo dia 25 de Setembro do ano corrente”.



Igualmente, o responsável sublinhou que a jornada vai também contar com duas conferências especiais, sendo a primeira ligada as técnicas cirúrgicas e a segunda, sobre a formação diversificada dos quadros que actuam na referida especialidade.



O evento que vai contar com a participação de 250 especialistas em matéria sobre oftalmologia, das 18 províncias do país, dos quais, 49 prelectores, entre nacionais e estrangeiros residentes em Angola, registou no primeiro dia uma participação de cento e setenta e cinco participantes.

Hospital municipal regista um caso de bebés Siameses

Aníbal Kamati

A maternidade do hospital municipal de Benguela, registou, segunda-feira, última, pela primeira vez um caso de parto siameses, constatou a equipa de reportagem do UHAYELE M´OMBAKA.

Segundo a responsável da maternidade daquela unidade hospitalar, Madalena Amado, referiu que caso como este é primeira vez neste hospital cuja mãe de 18 anos de idade vive no bairro 11 de Novembro, em Benguela.

De acordo com Madalena Amado, trata-se do segundo parto do dia que deu entrada a maternidade as 6 horas da manhã de segunda-feira em estado grave. A responsável fez saber que fizeram os primeiros cuidados a parturiente como é normal em casos de gravidez, que exige muita atenção, com os cuidados de observação.

Na altura, acrescentou, já estava no período explosivo antes dos nove meses de gestação, apenas sete, tratando-se então de uma gravidez precoce, o que ocasionou leva-la para sala de pré-partos e deram o início aos trabalhos de parto até a sua explosão mas, aconteceu que ao longo do período de parto viram uma dificuldade de explosão na parte do tronco e na altura não estavam a compreender o que realmente estava acontecer.

“Porque as partes mais difíceis de sair é a cabeça a seguir os ombros, a partir do momento em que se efectua a explosão do ombro é muito mais fácil sair o resto mas não é o que aconteceu, então ficaram ai a lutar para que saísse a parte inferior do corpo e tiveram que fazer uma inversão do feto da parte superior que já tinha saído, ao espanto dos enfermeiros sai quatro pernas e posteriormente sai as cabeças, e dali compreenderam que eram gémeos siameses, explicou peremptoriamente.

A responsável da maternidade explicou ainda que já tinham observado que o foco estava negativo e aconteceu um parto normal que geralmente esses são feitos em cesarianas, mas neste parto a mãe fez um parto normal e infelizmente os fetos já estavam mortos, porque o parto foi muito complicado por ser siameses e pré-maturos, passando um tempo a mãe começou a complicar independentemente das convulsões que a mãe tinha, rematou.

Segundo acrescentou, a mãe começou a ter complicações de hemorragia porque realmente o parto foi difícil teve de ser submetida a uma intervenção cirúrgica, foi lhe feito estactomia sob total neste momento encontra-se bem. Está consciente, colaborante e esperando que progressivamente se recupere até a sua alta.   

A responsável frisou que isto não é causa de uma patologia ou consultas pré-natais por parte dos pais, mas sim é um fenómeno natural, explicou ainda quando se trata de gémeos o processo de fecundação é ainda bem mais complicado, porque em geral os gémeos a ser fecundados no seu processo a uma separação das células em que eles nascem ligados pelo ventre, apontou.

Como mãe apelou a todas as mulheres em estado de gestação, que façam as quatro consultas pré-natais exactamente nos dias em que tiverem marcadas, por exemplo esta mãe já vinha sentir-se mal alguns dias antes e não procurou o médico para dar resposta ao seu mal-estar por isso causou parto precoce e seria possível evitar isso, porque fariam uma ecografia e dai dariam solução, então “para que não tenham um parto de riscos é necessário que sigam todas as recomendações médicas para que no final venham ter parto seguro e um bebé saudável”, concluiu.

Direcção do HMB atento aos comportamentos desumanos

Anibal Kamati! Benguela

A administradora do Hospital municipal de Benguela, Teresa Sambo, disse, hoje, em Benguela, que o seu pelouro está atento aos comportamentos desumanos com vista a favorecer um bom atendimento aos pacientes.

Teresa Sambo Paulo, que falava esta segunda-feira, numa palestra dirigida aos funcionários do hospital municipal, referiu que a humanização deve ser a principal ferramenta de um técnico, para além da formação técnico-profissional.

A responsável apelou aos seus colegas a seguirem o modelo antigo quando nos primeiros meses de trabalho em 2008, para mostrar afecto ao paciente como se fosse familiar e que o enfermeiro deve tratar o paciente de um modo que gostaria que lhe tratassem, frisou.

Acrescenta que, problemas de humanização neste hospital não se ouvia falar desde a inauguração até ao primeiro semestre do corrente ano, infelizmente já está a se ouvir.

“Por favor vamos mudar de atitudes, se estamos aqui é porque doenças existem e o nosso pacto é salvar vidas humanas, apelou

Teresa Sambo disse ainda que dia do trabalhador da saúde, será de reflexão e diversão para todos os colegas da classe trabalhadora do sector.
“Será um dia muito esperado, um dia em que juntos unidos vamos dançar, cantar e pular de alegria. É neste mesmo dia que se vão soltar e ficarem mais a vontade um dos outros, mas, o respeito em primeiro lugar”, enfatizou.

Para a administradora o 25 de Setembro servirá igualmente para destacar e reconhecer os trabalhadores mais dedicados.

O lema central do dia do trabalhador da saúde, dedicado a Américo Boavida é “Participação das comunidades na humanização, planeamento e gestão dos serviços municipais de saúde”.


terça-feira, 20 de setembro de 2011

CEPP considera inconsistentes argumentos para interrupção da gravidez

O Centro de Estudos Populorum Progressio (CEPP) considera inconsistentes os argumentos apresentados na normativa do artigo 144º do Ante-projecto do Código Penal sobre a “Interrupção da gravidez não punível”.

Segundo uma nota da instituição chegada hoje, terça-feira, à Angop, o aborto clínico é um ataque à indefesa vida uterina, na base das ditas “fortes razões da inviabilidade do feto, e porque o aborto terapêutico é um injusto balancear entre duas vidas, a da mãe e a do filho”.

Acrescenta que mesmo que fosse clinicamente admissível, seria, no mínimo, uma opção eticamente repreensível, porque não existe uma vida humana mais válida do que a outra.

O Centro de Estudos refere o aborto eugénico é absolutamente inadmissível, porquanto eivado da mentalidade decorrente das concepções utilitaristas e biodarwinistas da selecção natural das espécies.

O documento acrescenta que é inaceitável a aleatória das ditas “primeiras 10, 16 ou 24 semanas da gravidez”, referindo que por coerência está cientificamente demonstrado que a “vida humana tem o seu início no momento da concepção e não no momento da formação do córtex cerebral”.

Para a instituição cívica, em causa está a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, o que consequentemente dá lugar à legalização do aborto.

De acordo com o ante-projecto, refere o documento, sendo realizada a pedido e com o consentimento da mulher grávida, a interrupção da gravidez não é punível se constituir o único meio de remover o perigo de morte ou lesão grave e irreversível para a integridade física ou psíquica da gestante.

No artigo faz-se referência às “primeiras 10, 16 e 24 semanas de gravidez” como limite temporal da interrupção da gravidez, aduzindo motivações de perigo de mal, crime a liberdade e autodeterminação sexual (aborto por motivos sociológicos), doença gave e malformação incurável do nascituro (aborto eugénico).

“O CEPP considera que qualquer legislador, digno desta função, deve observar o princípio teleológico que rege as normas jurídicas que são preservar a garantia e tutela dos valores e bens jurídicos cogentes”, lê-se na nota.

Dia do trabalhador da saúde, memórias à Américo Boavida

Américo Alberto de Barros e Assis Boavida (Luanda, 20 de Novembro de 1923 - Bundas, 25 de Setembro de 1968) foi um médico e activista político angolano.
Viveu a sua infância na Ingombota e frequentou o Liceu Salvador Correia. Em 1947 partiu para Portugal, licenciando-se em Medicina, cinco anos mais tarde, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Em 1953, em Lisboa, especializou-se em Medicina Tropical, no Instituto de Medicina Tropical de Lisboa, e em Saúde Pública, no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. Em 1954 fez o seu estágio em Ginecologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Barcelona, em Espanha.
Regressado a Angola em 1955, começou a exercer medicina por conta própria, ficando conhecido por receber no seu consultório pacientes de condição social desfavorecida. Em Luanda conheceu Maria da Conceição Deolinda Dias Jerónimo com quem casou em Lisboa em 1958. Após nova passagem por Barcelona, em 1960 partiu para Paris para um estágio de três meses na Clínica Ginecológica do reputado Hospital Broca, ligado à Universidade de Paris.
Seduzido pelas ideias nacionalistas, partiu para a capital da República da Guiné, Conacri, para participar no primeiro Comité Director do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), junto com Viriato da Cruz, Mário Pinto de Andrade e Lúcio Lara, sendo escolhido para dirigir o Corpo Voluntário Angolano de Assistência aos Refugiados (CVAAR) que, em 1961, foi criado na então Léopoldville, hoje Kinshasa, capital da República Democrática do Congo.
Em 1963 — profundamente abalado por uma grave crise no seio da direcção do MPLA — abandonou Léopoldville fixando-se em Rabat, capital de Marrocos, onde residiu durante quase três anos. O médico manteve uma intensa actividade profissional e de reflexão, escrevendo o livro Angola, cinco séculos de exploração portuguesa.[1] Em 1965 cumpriu um estágio no Instituto Checoslovaco de Aperfeiçoamento de Médicos, em Praga, e, no ano seguinte, fez um curso de pós-graduação em Planeamento Familiar em Estocolmo, onde participou como delegado ao 5.º Congresso Mundial sobre Fertilidade e Esterilidade.
Regressando a África, em 1967 fixou-se em Brazzaville, capital da República do Congo. Respondendo a um apelo lançado pela direcção do MPLA para a abertura da Frente Leste na Guerra de Independência de Angola, Américo Boavida, acompanhado pelo comandante José Mendes de Carvalho, mais conhecido como Hoji-ya-Henda, deslocou-se para a nova frente de combate, onde desenvolveu uma extenuante acção médico-sanitária em vastas regiões do Moxico e do Cuando-Cubango, organizando os Serviços de Assistência Médica do MPLA.
Na manhã do dia 25 de Setembro de 1968, Américo Boavida foi vitimado por um bombardeamento aéreo do exército português à "Base Hanói II" do MPLA, onde se encontrava, perto do rio Luati e da floresta de Cambule, no Moxico.
O nome de Américo Boavida é hoje associado ao Hospital Universitário de Luanda, em Rangel, e também à rua onde morava em Ingombota. A data da sua morte foi escolhida para institucionalizar em Angola o "Dia Nacional do Trabalhador da Saúde".

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Abertas jornadas comemorativas ao dia nacional do trabalhador da saúde


Estão abertas, hoje segunda-feira, em toda província sanitária de Benguela as jornadas comemorativas ao dia nacional do trabalhador da saúde com uma palestra subordinada ao tema: humanizar-se para a municipalização da gestão dos serviços de saúde.

De acordo ao programa a que o Uhayele M´ombaka teve acesso a referida palestra será realizada de 19 a 23 de Setembro em todas as unidades sanitárias do sector na província onde deverão participar todos os trabalhadores e convidados das referidas unidades.

As jornadas que decorrerão sob o lema: participação das comunidades na humanização, planeamento e gestão dos serviços municipais de saúde terá como palco do acto central o município do Bocoio onde deverá se fazer visita a todas as unidades sanitárias do município chefiado pelo director provincial de saúde, Valentino Caliengue.

Ainda no Bocoio, depois da visita, o chefe do sector da saúde na província reunirá os membros do conselho de direcção técnico da DPS e o chefe de repartição municipal de saúde no Bocoio para um balanço da visita.

Para o mesmo dia está reservada uma noite recreativa e cultural como todos os trabalhadores do sector.

O dia 25 de Setembro que marcará o ácume das celebrações reserva a deposição de coroa de flores ao tumulo do enfermeiro, seguido de uma mensagem da administradora municipal do Bocoio Deolinda Valiangula, a mensagem do trabalhador da saúde pelo responsavel dos recursos humanos da DPS, um culto ecuménico, assim como o discurso do governador provincial, Armando da Cruz Neto, e a entrega de certificados de méritos e anúncios de prémios aos trabalhadores destacados e culminará com um almoço de confraternização.

Ainda neste âmbito das jornadas comemorativas o centro oftalmológico de Benguela realizará as II jornadas científicas sob o lema saúde visual, metas e desafios em 2012, de 22 a 24 de Setembro.

domingo, 18 de setembro de 2011

Mulheres em fase de amamentação devem cultivar hábitos saudáveis de alimentação

As mulheres que estão em fase de amamentação devem cultivar hábitos saudáveis de alimentação para que a mesma seja saudável para si e o seu filho, aconselhou hoje, sábado, em Luanda, a nutricionista da Direcção Nacional de Saúde Pública, Maria Futi.

Maria Futi que apresentou o tema "Alimentação saudável desde a amamentação à idade adulta ", na Feira da Mulher Angolana2011, promovido pela FIL, com o apoio dos ministérios da Família e Promoção da Mulher e da Saúde, disse que muitas são as mulheres que “infelizmente” ainda não sabem seleccionar os alimentos para uma boa nutrição.

De acordo com a nutricionista, o consumo de gorduras saudáveis é benéfico para o bebé como abacate, azeite, castanhas, sementes e peixes. “As gorduras saturadas como frituras, manteiga, gordura vegetal devem ser evitadas pelas mulheres gestantes ou que estão em fase de amamentação”, aconselhou.

"Se toda mãe tiver o hábito de seguir com as três refeições durante o dia, pelo menos, seguidos das frutas e derivados do leite e cereais, o seu filho será também saudável", referiu.

Na Feira da Mulher Angolana estão presentes 50 expositores provenientes das províncias de Luanda, Benguela, Bengo, Cabinda e Lunda Sul e estão expostos produtos diversos feitos por mulheres dos mais variados estratos sociais.

Mais de seiscentas grávidas morrem por ano durante o parto

A especialista de ginecologia e obstetrícia da Direcção Nacional de Saúde Pública do Ministério da Saúde, Inês Leopoldo, disse hoje, sábado, em Luanda, que 610 mulheres grávidas morrem por ano durante o parto ou no período pós parto, uma situação que preocupa as autoridades sanitárias.

Inês Leopoldo prestou esta informação à Angop, à margem da palestra sobre ""Mortalidade Materna em Angola", na Feira da Mulher Angolana2011, organizada pela FIL , com o apoio dos Ministérios da Família e Promoção da Mulher e da Saúde.

A especialista disse que as causas das mortes maternas são relacionadas com as hemorragias durante o parto, hipertensão arterial, as infecções e o aborto.

Segundo Inês Leopoldo nos anos passados o país já registou um número maior de mortes maternas e que actualmente tende a diminuir.

Aconselhou as mulheres grávidas no sentido de fazerem as consultas pré-natais durante a gestação, já só com as consultas é que se pode saber se é uma gravidez saudável ou de risco.

"É preciso que toda mulher grávida esteja informada dos riscos de vida que terá no parto se não ir as consultas pré -natais, pois elas são muito importante para o bem-estar da gestante e do filho", referiu.

Na Feira da Mulher Angolana estão presentes 50 expositores provenientes das províncias de Luanda, Benguela, Bengo, Cabinda e Lunda Sul e estão expostos produtos diversos feitos por mulheres dos mais variados estratos sociais.


sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Inaugurado departamento de cardiologia no Hospital Militar Principal

Um departamento de cardiologia para diagnóstico e tratamento foi inaugurado hoje, em Luanda, no Hospital Militar Principal (HMP).

A unidade Coronária foi inaugurada pelo chefe do Estado-Maior General adjunto das FAA, Jorge Barros Guto.

A repartição é composta por secretária de unidade, consultório, auditório, gabinete de prova de esforço, electrocardiografia convencional e laboratório.

Possui ainda ecocardiografia I e II, salas de internamentos, ambulatórias de hipertensão arterial, unidade dos cuidados intensivos e enfermarias.

Na ocasião, foram ainda inauguradas uma cozinha e refeitório.

De acordo com o vice-ministro da Saúde, Carlos Alberto Masseca, a unidade vem reforçar todo um esforço que tem sido feito no país no sentido de se ter um sistema nacional de saúde capaz de dar respostas às dificuldades dos angolanos.

Referiu que, actualmente, os problemas cardiovasculares têm sido uma das grandes inquietações, adiantando que o departamento poderá contribuir para a sua resolução.

“Temos assistido um aumento considerável de pessoas com doença cardiovascular e um sector como este só vem tranquilizar algumas das preocupações do nosso sector da Saúde”, Adiantou.

Segundo o director do Hospital Militar Principal, José Cunha, é um passo muito importante e a bastante tempo que se precisava de uma unidade com tal característica no país, sendo construída de raiz.

Avançou que o estabelecimento não efectuará serviços de intervenção cirúrgica, mas que dentro dos próximos anos está prevista a construção de uma área cirúrgica.

“Em relação ao diagnóstico, a partir de agora já estamos em funcionamento, por isso, peço aos nossos pacientes que adiram aos nossos serviços", frisou.

José cunha disse ainda que, entre militares e civis, em um mês cerca de 300 pessoas acorrem ao hospital com problemas de acidentes cardiovasculares.

Apontou a hipertensão arterial como factor principal de tais casos, apelando a todos maior controlo e cuidado.

Para o subdirector médico do hospital, Humberto de Morais, existem duas áreas principais, nomeadamente o ambulatório e internamento com capacidade de 11 camas.

Salientou que na área de ambulatório será possível atender em consulta e exames cerca de 100 pessoas por dia, com a previsão de mais de 90 funcionários.

Vacinados mais de 360 mil petizes

Trezentas e 69 mil e 196 crianças menores de cinco anos de idade foram vacinadas contra a poliomielite, na província de Benguela, durante a primeira fase da terceira campanha de vacinação "Viva a vida com saúde", que decorreu na zona urbana de 9 a 13 deste mês.

De acordo com o coordenador provincial de Saúde Pública em Benguela, Martinho Wimbu, foram ainda vacinados 287 mil e 205 petizes contra o sarampo, além de administradas duzentas e 98 mil e 86 doses de vitamina A.

De igual modo, referiu, aplicaram albendazol a duzentas e 67 mil e seiscentas e 65 crianças.

Considerou positiva esta fase da campanha, tendo em conta a quantidade de medicamentos oferecida à população.

Disse estarem já a trabalhar para a fase rural, na qual espera-se o mesmo desempenho e dinamismo das equipas.

A primeira fase de vacinação da terceira campanha previa vacinar 493 mil e 200 petizes da zona urbana. Na outra, que decorre de 14 a 22 de Setembro, espera-se abranger 201 mil e 153 menores de cinco anos nas zonas peri-urbanas.

Para o efeito, estão mobilizadas cerca de seiscentas equipas, sendo as fixas que funcionarão nas unidades sanitárias públicas e privadas e as móveis que trabalharão onde se regista maior aglomerado populacional, como escolas, mercados e creches.


Vacinadas mais de 11 mil crianças contra pólio na Ganda

Onze mil e 236 crianças menores de cinco anos, foram vacinadas contra a poliomielite, no município da Ganda (Benguela), durante a primeira fase da campanha nacional integrada de vacinação "viva vida com saúde", decorrida de 9 a 13 deste mês no país.

Segundo o balanço preliminar da secção municipal de saúde, nesta fase que abrangeu apenas a zona urbana que compreende a sede municipal e arreadores, foram igualmente vacinadas 8.700 crianças contra o sarampo e administradas a Vitamina A a 7.236 petizes e 6.624 comprimidos de Albendazol.

O chefe da repartição municipal da Saúde na Ganda, Albano Weia disse que, com a mobilização efectuada a partir dos sobas e outros actores sociais, a população está a afluir aos postos de vacinação.

Para segunda fase da campanha de vacinação dirigida as aldeias e povoações, cujo arranque teve início nesta quarta-feira, Albano Weia garantiu que estão criadas todas as condições técnicas e logísticas para o êxito do processo.

Revelou a disponibilidade de 83 mil e 929 doses de vacinas contra sarampo, 99 mil e 740 de pólio, 75 mil e 612 de vitamina A e 71 mil e 164 de Albendazol.

Avançou que se pretende vacinar 83 mil e 144 crianças contra o sarampo, 103 mil e 104 contra a pólio e administração da vitamina A a 88 mil 35 menores e 70 mil e 498 petizes com albendazol.

Quarenta e três equipas, 12 coordenadores, 17 supervisores, 43 mobilizadores sociais e seis elementos ligados área técnica, perfazendo um total de 258 estão envolvidos nesta segunda fase do processo.

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES