PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Uso inadequado de medicamentos limita tratamentos contra infecções - diz pediatra



A crescente resistência bacteriana aos antibióticos, sobretudo pelo uso inadequado desses medicamentos, pode limitar as opções de tratamento que os médicos têm contra as infecções pneumocócicas, afirmou hoje em luanda, o pediatra Leite Cruzeiro.

Segundo o especialista, entre as diversas infecções, a pneumonia é a de maior importância para os adultos e a principal causa das internações no país.

“A resistência aos antibióticos no mundo é claramente o tema da actualidade, já que se pode observar em todas as partes a mesma coisa, infecções por bactérias cada vez mais resistentes” e mais frequentemente fora do meio hospitalar, realçou.

Leite Cruzeiro referiu que a  auto medicação e o uso inadequado de antibióticos pode gerar um aumento da morbimortalidade (impacto de doenças e óbitos que incidem em uma população), causando efeitos colaterais e ineficiência do antimicrobiano na acção de doenças.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 75 porcento dos antibióticos são prescritos inapropriadamente, acarretando o crescimento da resistência da maioria dos germes causadores de enfermidades infecciosas, devido ao seu uso excessivo.


O pediatra disse que os antibióticos deviam ser sempre vendidos apenas com prescrição médica. Só assim se evitaria tal problemática, porque todos os medicamentos têm a parte benéfica e as suas desvantagens. Só com boa orientação combate-se qualquer patologia.

Explicou que quando um processo infeccioso acomete o ser humano, e este faz uso de antibióticos, o potencial medicamentoso age sobre a parede celular do agente etiológico (das bactérias), eliminando as formas sensíveis (não resistentes).

Quando é feito erroneamente diz-se que após um tratamento ineficaz, o processo infeccioso ainda persiste ou mesmo se intensifica.

Isso ocorre por diversos factores, na maioria dos casos por inobservância do indivíduo medicado quanto à periodicidade da prescrição, auto-medicação, ou muito raramente por prescrição indevida.

“O uso abusivo dos anti microbianos contribui para aumentar a pressão selectiva dessas drogas, criando ambiente muito favorável às bactérias resistentes e a auto medicação de pacientes, toma-se na dose errada e em situações erradas como gripe por exemplo pois os antibióticos só atacam células e os vírus são acelulares", disse.

Salientou que desde que existem antibióticos, regista-se a luta contra resistência bacteriana. Os primeiros sinais de resistência foram observados logo após a introdução da penicilina no mercado farmacêutico em 1943 e continua um problema crescente.

Explicou que a resistência antibiótica ocorre quando a bactéria adquire genes que permitem a interferência no mecanismo de acção do antibiótico por mutação espontânea de DNA ou por transformação e transferência de plasmídeos.

Com isto, avançou, cresce a necessidade de investir-se na qualificação profissional dos farmacêuticos que actuam nos estabelecimentos públicos e privados, com o objectivo de cada vez mais estabelecer-se uma assistência farmacêutica de qualidade, como parte integrante e essencial dos processos de atenção à saúde a todos os níveis de complexidade.


Disse ser uma grande preocupação para os profissionais de saúde, desincentivando esta prática que é muito habitual no país.

 
Para si, os antibióticos deviam ser sempre ser vendidos apenas com prescrição médica. Só assim se evitaria tal problemática, porque todos os medicamentos têm a parte benéfica e as suas desvantagens. Só com boa orientação combate-se qualquer patologia.


Dr. Avantino aconselha boa conservação da água da torneira

O técnico de saúde e consultor do banco externo do hospital geral de Benguela, Avantino Sapula, aconselhou, hoje nesta cidade, que a água depois de retirada da torneira deve ser bem conservada em recipientes com higiene aceitável para evitar que se contraia por vírus ou bactérias.
Avantino Sapula que falava em entrevista exclusiva ao Saúde Informa disse que o conselho serve para prevenir-se de doenças intestinais ligadas ao consumo da água e diminuir o número de consultas ao banco.
De acordo com o consultor, apesar da água que jorra nas torneiras ser já desinfectada é necessário que se tenha ainda muita atenção com os utensílios domésticos que são utilizados para o uso e consumo da água.
“Os cuidados vão principalmente para a água consumida, é verdade que a água potável é a mais indicada, nessa altura falo da água própria da torneira mas é importante que essa água seja bem conservada após retirada da torneira”, lembrou.
Exortou, nesta fase de chuvas, que se evitem o contacto com os charcos e águas paradas com vista a velar-se pela saúde preventiva, “que é mais barata do que, esperar que fiquemos doentes”, enfatizou, acrescentado que se se agir de dessa forma eviatr-se-ia muitos gastos, tanto do estado como dos doentes.
Indicou, o Departamento de Saúde Pública da Direcção Provincial de Saúde de Benguela, como a área especializada à saúde preventiva que tem realizado várias actividades para a prevenção ao contágio das doenças decorrentes da água e do meio natural.
Sapula fez saber ainda que atendem em média cerca de 200 utentes diária e na maioria dos casos, depois da malária, as doenças ligadas ao consumo de água contamina têm sido diagnosticadas nos consultórios.
O banco externo é uma unidade adstrita ao Hospital Geral de Benguela designado para acções ambulatórias e atende nas especialidades de clínica geral, otorrinolaringologia, ortopedia, cirurgia e pequena cirurgia, gastrenterologia, estomatologia, entre outras.

Realizadas 52 transfusões no HGB em 48 horas

O Hospital Geral de Benguela (HGB) realizou, nas últimas 48 horas, cinquenta e duas transfusões de sangue, deu a conhecer hoje, nesta cidade, o responsável da hemoterapia daquela unidade sanitária, Adelino Domingos.
O responsável fez saber que foram realizadas vinte e quatro e vinte e oito transfusões nos dias 10 e 11, respectivamente, números tendentes a subir se comparado com a semana da quadra festiva, altura em que eram realizadas diariamente 7 a 10 transfusões.
Adelino Domingos disse ainda que por esta altura o estoque da hemoterapia esta razoável se tiver em conta a doação de sangue realizada fim-de-semana último pela igreja adventista do sétimo na comuna do Dombe-Grande, município da Baía-farta, cerca de 60 quilómetros da sede provincial.
Entretanto, apelou aos doadores de sangue que não esperem pela realização de campanhas, mas que sempre que poderem devem o fazer.
“O sangue doado advindo das campanhas é constantemente usado para os doentes sem família”, realçou o chefe da hemoterapia, tendo advogado a criação de uma associação de doadores de sangue, com vista a estancar a rotura que a hemoterapia tem passado.
 
“Nós temos um número controlado de doadores, mas são os chamados doadores familiares que vêm dar sangue quando tem um familiar. O normal é que se devia ter doadores voluntários”, disse.

Adelino Domingos sublinhou igualmente que o sangue é um dos elementos muito importante para a vida, cuja sua aquisição passa necessariamente do homem, “já que sem o homem não há sangue nos hospitais”, realçou.

A hemoterapia do Hospital Geral de Benguela realiza em média 600 transfusões por mês.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Emergências Médicas registam 43 doentes por hipoglicemia




A operação do SIEM (Serviços Integrado de Emergências Médicas), que decorreu a partir das 14 horas às primeiras horas do ano novo, registou 43 doentes por hipoglicemia, quatro abortos, um ferido grave e um parto, bem como cinco acidentes sem vítimas mortais.

 A acção feita em vários pontos da cidade de Luanda foi constituída por 45 enfermeiros, 10 médicos, dois médicos de plantão, 32 ambulâncias que funcionaram ao longo das 24 horas e 12 somente para a corrida de fim de ano (São Silvestre).

"Cada ambulância tinha meios técnicos, humanos e materiais em condições de poder dar cuidados pré-hospitalar a quem necessita-se", disse o médico Aleixo Panzo Macaia.
  
Em relação a igual período deste ano, o médico disse que o balanço não difere dos anos passados.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Artur Santiago vence corrida da Saúde



O fundista angolano Artur Santiago venceu hoje (sábado), na cidade de Benguela, a primeira edição da Corrida da Saúde, ao completar um percurso de seis quilómetros e meio em 25 minutos.
  
A prova, organizada por uma das unidades hoteleiras da cidade, em parceria com a direcção provincial da Juventude e Desportos, contou com a participação de 150 atletas de várias idades.
  
Em segundo, terceiro e quarto lugares ficaram os atletas Joaquim António, Francisco Tomás e Lucas Ndala, respectivamente.
  
Na classe feminina, venceu a prova Albertina Santiago, seguida de Francisca Mário, Joaquina Nunda e Gracilha Tadeu.
  
O vencedor da prova na classe masculina, Artur Santiago, considerou tratar-se de um evento bem organizado e parabolizou a organização pela iniciativa e espera que província de Benguela possa contar com actos deste género novamente.
  
Segundo ele, foi uma prova com bastante participação em que os atletas tiveram bem presentes, tendo defendido a participação da sociedade em prova de género para manter a saúde. 

"Tenho como objectivo ir na maratona de Sevilha e como estou a fazer a minha preparação aqui em Benguela foi um teste bom e também serviu para dar a motivação a minha filha, que vai participar do São Silvestre de Luanda", disse.
  
Por seu turno, o coordenador da prova, Cristiano Teixeira, afirmou que a 1ª edição da corrida de atletismo atingiu a expectativa que se esperava.

Cristiano André afirmou que pretende-se que a maratona da Saúde seja realizada todos os anos em exemplo do São Silvestre de Luanda e Benguela levanta a bandeira com a prova da saúde.
  
"O maior prémio foi tirar as pessoas de casa para correr, por isso já é um ganho para organização", afirmou.
  
Já o director dos desportos na província de Benguela, Pedro Garcia, considerou que objectivos foram cumpridos porque foi feito o que se pretendia e deu para as pessoas participarem, uma vez que registou-se uma aderência considerável com esta iniciativa.

Revelou que a direcção dos desportos vai organizar uma outra prova no dia 17 de Maio, data da festa da cidade de Benguela, no sentido de recolher atleta para a São Silvestre de Luanda em 2012.

Governador garante construção de hospitais municipais em 2012



Quatro hospitais municipais vão ser construídos em 2012 nos municípios da Baía Farta, Catumbela, Chongoroi e Ganda, visando a melhoria da qualidade dos serviços de saúde prestados à população, garantiu esta quinta-feira o governador provincial de Benguela, Armando da Cruz Neto.
  
Discursando na cerimónia de cumprimentos de fim de ano, Armando da Cruz Neto afirmou estar ainda previsto, no domínio da Saúde, o alargamento da rede sanitária para as vilas, povoações e aldeias.
  
O governador provincial indicou a abertura do serviço de hemodiálise em finais do primeiro trimestre de 2012 no Hospital Municipal de Benguela, passando depois para o Hospital Central.
  
Quanto ao ano de 2011, o governante destacou que a acção do Executivo provincial em Benguela visou a extensão e reforço da rede sanitária em todas as comunas.
  
Ressaltou que um trabalho sério e profundo deverá ser levado a cabo pelo sector da Saúde com o apoio directo do governo da província para melhorar o nível de atendimento nos hospitais, nos centros e postos de saúde.
  
Segundo o chefe do Executivo provincial, torna-se importante reconquistar a confiança dos cidadãos e alcançar progressos significativos na qualidade de prestação deste serviço indispensável a sociedade.
  
Para o governador, embora seja visível o empenho da direcção e técnicos de Saúde, é urgente agir em colaboração com outros organismos públicos na redução das persistentes e elevadas taxas de mortalidade infantil, dos índices de seroprevalência, da malária e das demais patologias.
  
Sublinhou, a par das acções de natureza institucional e de regular fornecimento de fármacos as unidades sanitárias, é preciso enfrentar, intervir e inverter urgentemente o actual rácio que coloca a província diante da proporção de um médico para mais de 18 mil habitantes.

NOSSOS VISITANTES