Aníbal Kamati
Sendo uma sala de partos periférica, atendem apenas os partos normais, “quando não estão ao nosso nível, ou seja quando nos deparamos com partos complicados imediatamente enviamos para o hospital central de Benguela.
De acordo com a enfermeira, o centro é constituído por 42 trabalhadores, dentre os quais 25 enfermeiros distribuídos nas áreas do Banco de urgência, parto, pré – natal, puericultura e vacinação, laboratório e farmácia.
“Na sala de partos temos 10 técnicos, com o seu respectivo responsável”.
Isabel Nimba, frisou que as consultas pré-natais funcionam bidiário com técnicos capacitados, “atendemos das 7 as 13 horas e as tardes até ao último paciente”, realça.
A técnica de saúde aconselhou as mulheres grávidas a dormirem debaixo do mosquiteiro no sentido de prevenir a malária.
No que toca ao VIH-sida, a sala de partos do centro dos navegantes no âmbito do combate a doença através do corte vertical, Isabel Nimba, informou que a sua unidade notificou três casos de mulheres grávidas positivas, da faixa etária dos 18 aos 25 anos de idade.
“É do conhecimento de todos que a Sida não tem cura, mas para evitar o contágio, a solução é prevenir-se usando o preservativo nas relações sexuais”.
Sem comentários:
Enviar um comentário