Fonte: Angop
De acordo com o chefe de Repartição Municipal da Saúde do Bocoio, António André Nicolau Silongua, disse que destes formandos 82 já são técnicos básicos de enfermagem e frequentam o curso médio de promoção de auxiliares e os 198 são novos candidatos, devido a falta de quadros qualificados.
Nicolau Silongua precisou que o curso, com a duração de dois anos e seis meses, vai permitir aos participantes adquirir conhecimentos nas disciplinas de epidemiologia, biologia, física, matemática, língua portuguesa, química, anatomia e fisiologia humana.
Língua inglesa, técnica de enfermagem, introdução à saúde e enfermagem, microbiologia, psicologia, deontologia, ética e a farmacologia, são outras disciplinas que serão ministradas durante o curso.
O responsável disse que os cursos estão a ser ministrados por 20 técnicos especializados nas cadeiras seleccionados pela Direcção Provincial de Saúde de Benguela.
Avançou que os trabalhos decorrem no actual centro de formação dos quadros da saúde, a funcionar no antigo centro hospitalar do Bocoio, com três salas de aulas e alberga 45 alunos cada.
Adiantou que, com a presença destes médicos o hospital de referência, com 70 camas terá serviços completos, visando resolver os problemas de saúde da população local.
Sem comentários:
Enviar um comentário