O técnico de saúde e consultor do banco externo do hospital geral de Benguela, Avantino Sapula, aconselhou, hoje nesta cidade, que a água depois de retirada da torneira deve ser bem conservada em recipientes com higiene aceitável para evitar que se contraia por vírus ou bactérias.
Avantino Sapula que falava em entrevista exclusiva ao Saúde Informa disse que o conselho serve para prevenir-se de doenças intestinais ligadas ao consumo da água e diminuir o número de consultas ao banco.
De acordo com o consultor, apesar da água que jorra nas torneiras ser já desinfectada é necessário que se tenha ainda muita atenção com os utensílios domésticos que são utilizados para o uso e consumo da água.
“Os cuidados vão principalmente para a água consumida, é verdade que a água potável é a mais indicada, nessa altura falo da água própria da torneira mas é importante que essa água seja bem conservada após retirada da torneira”, lembrou.
Exortou, nesta fase de chuvas, que se evitem o contacto com os charcos e águas paradas com vista a velar-se pela saúde preventiva, “que é mais barata do que, esperar que fiquemos doentes”, enfatizou, acrescentado que se se agir de dessa forma eviatr-se-ia muitos gastos, tanto do estado como dos doentes.
Indicou, o Departamento de Saúde Pública da Direcção Provincial de Saúde de Benguela, como a área especializada à saúde preventiva que tem realizado várias actividades para a prevenção ao contágio das doenças decorrentes da água e do meio natural.
Sapula fez saber ainda que atendem em média cerca de 200 utentes diária e na maioria dos casos, depois da malária, as doenças ligadas ao consumo de água contamina têm sido diagnosticadas nos consultórios.
O banco externo é uma unidade adstrita ao Hospital Geral de Benguela designado para acções ambulatórias e atende nas especialidades de clínica geral, otorrinolaringologia, ortopedia, cirurgia e pequena cirurgia, gastrenterologia, estomatologia, entre outras.
Sem comentários:
Enviar um comentário