O Hospital Geral de Benguela (HGB) realizou, nas últimas 48 horas, cinquenta e duas transfusões de sangue, deu a conhecer hoje, nesta cidade, o responsável da hemoterapia daquela unidade sanitária, Adelino Domingos.
O responsável fez saber que foram realizadas vinte e quatro e vinte e oito transfusões nos dias 10 e 11, respectivamente, números tendentes a subir se comparado com a semana da quadra festiva, altura em que eram realizadas diariamente 7 a 10 transfusões.
Adelino Domingos disse ainda que por esta altura o estoque da hemoterapia esta razoável se tiver em conta a doação de sangue realizada fim-de-semana último pela igreja adventista do sétimo na comuna do Dombe-Grande, município da Baía-farta, cerca de 60 quilómetros da sede provincial.
Entretanto, apelou aos doadores de sangue que não esperem pela realização de campanhas, mas que sempre que poderem devem o fazer.
“O sangue doado advindo das campanhas é constantemente usado para os doentes sem família”, realçou o chefe da hemoterapia, tendo advogado a criação de uma associação de doadores de sangue, com vista a estancar a rotura que a hemoterapia tem passado.
“Nós temos um número controlado de doadores, mas são os chamados doadores familiares que vêm dar sangue quando tem um familiar. O normal é que se devia ter doadores voluntários”, disse.
Adelino Domingos sublinhou igualmente que o sangue é um dos elementos muito importante para a vida, cuja sua aquisição passa necessariamente do homem, “já que sem o homem não há sangue nos hospitais”, realçou.
A hemoterapia do Hospital Geral de Benguela realiza em média 600 transfusões por mês.
Sem comentários:
Enviar um comentário