PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



ACTUALIDADE


Hospital Geral de Benguela realiza 600 transfusões por mês


Seiscentas transfusões de sangue são realizadas por mês pelo hospital Geral de Benguela, visando acudir os pacientes carenciados, afirmou sábado, o chefe da hemoterapia, Adelino Domingos.

De acordo com o responsável, que falava ao Saúde Informa, à margem de um acto de doação de sangue feito por membros do Comité Municipal da Jmpla enquadrado nas celebrações dos 55 anos do MPLA assinalado este sábado, das 600 transfusões, metade serve para os doentes sem familiares.

“O sangue doado por grupos sociais é para reserva, já que é constantemente usado para os doentes sem família”, realçou o chefe da hemoterapia, tendo advogado a criação de uma associação de doadores de sangue, com vista a estancar a rotura que a hemoterapia tem passado.

“Nós temos um número controlado de doadores, mas são os chamados doadores familiares que vêm dar sangue quando tem um familiar. O normal é que se devia ter doadores voluntários”, disse.

Avançou que actualmente, a instituição controla apenas 10 doadores voluntários e contam também com as campanhas feitas pelo partido no poder em Angola e algumas associações religiosas.

Para o responsável o gesto feito pela organização juvenil do MPLA deve servir de exemplo para outras agremiações juvenis e não só.

“O sangue é um dos elementos muito importante para a vida, a sua aquisição tem que vir do homem, já que sem o homem não há sangue nos hospitais e para nós é um gesto de agradecer”, realçou.

NOSSOS VISITANTES