PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



II JORNADAS CIENTÍFICAS DO CENTRO OFTALMOLÓGICO DE BENGUELA

Centro Oftalmológico de Benguela realiza II Jornadas científicas

O Centro Oftalmológico Internacional de Benguela, realiza de 22 a 24 de Setembro, as segundas jornadas científicas com o lema, saúde visual metas e desafios para 2012, de acordo com o responsável daquela unidade hospitalar, Luís Varanda.
De acordo com o médico o certame tem os objectivos de promover o intercâmbio científico entre os participantes, discutir o desenvolvimento sustentável da saúde visual na perspectiva integral, clínica e cirúrgica, seus resultados de trabalho e projecções futuras, assim como desenhar estratégias de trabalho que permitam enfrentar os novos desafios.

Durante o certame que conta com a presença das províncias de Luanda, Huambo e Bié, serão tratados temas como, a saúde visual numa perspectiva integral (prevenção, diagnostico e tratamento das doenças oculares mais frequentes), resultados visuais da cirurgia de catarata como causa de cegueira evitável.

Será tema durante as jornadas, o papel do optometrista nos resultados visuais. Retinopatias, actualidade em glaucoma numa perspectiva clínica e cirúrgica.
As doenças crónicas não transmissíveis e sua relação com a patologia oftálmica, afecções oftalmológicas em pediatria, seu manejo também passarão em revista.

As jornadas científicas do centro oftalmológico de Benguela abordarão ainda sobre a visão geral das enfermidades oculoplasticas com repercussão visual e deformidade ocular, a anestesia no paciente cirúrgico oftalmológico, cuidados de enfermagem na linha pré-operatória, pós operatória e consultas de especialidade, para além da cirurgia refractiva e resultados visuais.

O Centro Oftalmológico de Benguela foi inaugurado aos 12 de Agosto de 2008 pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos e surgiu na cooperação Angola/Cuba, depois da visita do chefe do estado angolano aquele país das ilhas Caraíbas em 2007.

NOSSOS VISITANTES