Luanda - O coordenador do grupo dinamizador para Sociedade Angolana de Medicina Tropical (Samtrop), Josenando Teophile informou, hoje, quinta-feira, em Luanda, que a formação do grupo visa promover e incentivar estudos e pesquisas relacionadas com a medicina tropical.
Falando a imprensa, a propósito da proclamação da sociedade, prevista para sexta-feira, Josenando Teophile realçou que dentro da medicina tropical serão pesquisados aspectos epidemiológicos, etiológicos, clínicos, fitopatológicos, terapêuticos e preventivos, tendo em conta as condicionantes físicas, ambientais, biológicas e sócio-económicas.
O coordenador informou que a mesma irá promover reuniões, congressos, cursos e simpósios de âmbito nacional e internacional, bem com manter intercâmbio com instituições científicas nacionais e internacionais para a troca de experiências.
Por outro lado, irá promover viagens de estudos e de aperfeiçoamento para os seus associados, assim como colaborar tecnicamente com os órgãos fiscalizadores da medicina e de farmácias.
É pretensão do grupo também, divulgar o conhecimento técnico e científico relacionados com a medicina tropical e publicar um órgão periódico relativo as actividades cientificas ligadas a área de interesse.
A Samtrop contará com quatro categorias de associados, sendo fundadores, efectivos, honorários e beneméritos, bem como uma comissão instaladora comportando um coordenador, um secretário-geral e cinco vogais.