Uma missa de acção de graças marcou a efemeride do dia mundial do doente, que se realizou no hospital municipal de Benguela.
Antes o Bispo D. Eugénio Dal Corso visitou na manhã de 11 de Fevereiro, o Hospital Central de Benguela, onde celebrou a eucaristia por todos os doentes. O prelado foi acolhido pelo Dr. Tomás João, director daquele estabelecimento, de quem recebeu explicações sobre o funcionamento da instituição. D. Eugénio visitou os doentes internados nas enfermarias e mostrou-se satisfeito com as condições em que os enfermeiros trabalham e tratam os internados. «Vejo que há poucos dentes nas enfermarias, o que é sinal de que o trabalho dos médicos e enfermeiros é muito eficaz», disse o Bispo que confortou os doentes com palavras de esperança na sua cura.
Por ocasião da data, o Papa Bento XVI, numa mensagem divulgada no dia 8, propôs que as acções promovidas nas diversas dioceses por ocasião deste Dia, “sirvam de estímulo para tornar cada vez mais eficaz o cuidado para com os sofredores”.
Exorta também aos Governos a investirem cada vez mais em estruturas médicas, que sirvam de ajuda e apoio aos sofredores, sobretudo aos mais pobres e necessitados.
O Dia Mundial do Doente foi instituído a 11 de Fevereiro de 1992 pelo Papa João Paulo II e é, anualmente, celebrado para apelar à humanidade para que seja promovido um serviço de maior atenção à pessoa doente.
A efeméride, memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes/França, é celebrada pela Igreja Católica e, segundo João Paulo II, “a pessoa doente, além de cuidados terapêuticos, deve receber também cuidados humanos que rompem a solidão e oferecem ao enfermo a força anímica ao viver uma situação de grande dificuldade".
Sem comentários:
Enviar um comentário