Treze técnicos de laboratório dos municípios de Benguela, Chongoroi, Caimbambo, Ganda e Cubal foram capacitados de 14 a 22 deste mês sobre "O perfil epidemiológico da malária", durante um ciclo de formação enquadrado na implementação do projecto de expansão da prevenção, diagnostico e tratamento da doença.
Fonte: Angop
Durante nove dias, segundo um documento de fim de curso, enviado hoje, quinta-feira, a Angop, os participantes ao evento realizado no município do Cubal, 171 quilómetros a sudeste da cidade de Benguela, foram ainda capacitados sobre a "Preparação do esfregaço na mesma lâmina", "Fixação e preparação do corante, colocação das lâminas" e "A identificação das espécies de plasmódio".
"Testes de diagnostico rápido" e "Biossegurança na manipulação das amostras de sangue", foram outros temas abordados durante o encontro, cujos temas foram ministrados pelo chefe provincial do laboratório em Benguela, Manuel Cassiano.
A formação visou dotar os quadros do sector, de técnicas de testagem da malária, uma vez que a enfermidade continua a ser a principal causa da mortalidade na região, sem avançar dados estatísticos.
Financiado pelo governo americano/USAID, através do projecto PMI-Iniciativa do presidente americano na luta contra a malária, o projecto está a ser executado pela CRS em parceria com o Ministério da Saúde.
Sem comentários:
Enviar um comentário