SaúdeMédico aconselha homens a prevenirem-se do câncer da prostata
Luanda - O director-geral do Centro de Oncologia de Luanda, Fernando Miguel, aconselhou nesta quarta-feira, em Luanda, aos homens com vida sexualmente activa a procurarem os serviços especializados de urologia existentes nas grandes unidades hospitalares, por forma a prevenirem-se de casos de câncer da próstata.
Em declarações à Angop, sobre os casos de câncer da próstata, referiu que o número de pacientes diagnosticados com essa patologia não reflecte a realidade dos casos, frisando existir um grande complexo por parte dos homens.
De acordo com o responsável daquela unidade sanitária, em 2010 foram registados 55 casos novos, num universo de 535 consultas realizadas, tendo-se verificado um aumento de 19 casos comparativamente a 2009.
“Infelizmente os homens não aderem à campanha de rastreio da próstata, como as mulheres ao de câncer da mama, daí a dificuldade de tratá-los após um diagnóstico”, salientou.
Advogou a necessidade dos homens dirigirem-se a um consultório de urologia para se diagnosticar o mais cedo possível, sem aguardar os sintomas clínicos que são as dificuldades em urinar, hemospermia (sangramento depois do coito), dor nas costas, entre outras manifestações.
A cirurgia é o tratamento indicado para tumores localizados, mas com o risco de causar impotência ou incontinência urinária. Outros métodos de cura são a hormonioterapia e a radioterapia, que fazem reduzir o câncer, mas ele geralmente volta depois de alguns anos, verificando-se também o risco de impotência com estes tratamentos.
A próstata é um pequeno órgão situado abaixo da bexiga e atravessada pela uretra, só os homens possuem prostata e o seu desenvolvimento é estimulado pela testosterona (hormónio sexual masculino produzido pelos testículos).
Sem comentários:
Enviar um comentário