Numa altura em que a direcção provincial da saúde de Benguela prepara mais uma jornada de vacinação a decorrer no final deste mês, a Embaixada do Japão em Angola vai financiar 4.5 milhões de dólares americanos para a erradicação da poliomielite em Angola, segundo uma nota dessa representação diplomática enviada hoje à Angop.
Para o efeito realiza-se hoje, no Japão, uma cerimónia de troca de notas entre o ministro das Relações Exteriores desse país asiático, Seiji Maehara e o representante do Fundo das Naçõs Unidas para a Infância (Unicef), em Tóquio, Kunihiko Chris Hirabayashi, com a presença do ministro das Relações Exteriores da Angola, Georges Rebelo Chikoti, durante a sua visita oficial ao Japão.
Segundo a nota, a representação diplomática decidiu realizar ajuda financeira não reembolsável para a combate desta epidemia.
De acordo com o documento, o Governo japonês valoriza os esforços do Executivo angolano a tomar medidas urgentes para a erradicação da poliomielite e deseja que esta doença infecciosa seja erradicada em Angola o mais breve possível .
Consta ainda que a embaixada vai apoiar na compra de aquisição de cadeias frias para protecção das vacinas e de 26.3 milhões de vacinas que estarão a beneficiar cerca de 9.42 milhões de pessoas.
“Estes produtos oferecidos pelo Japão serão utilizados na campanha nacional contra a pólio no decorrer deste ano”, reforçou.
O Japão deseja fortemente contribuir para a erradicação da poliomielite em Angola através deste apoio financeiro, esperando que muitos angolanos tenham consciência do perigo desta doença e tomem as vacinas.
Tendo em conta os resultados alcançados até agora, o Governo Japonês pretende continuar a apoiar os esforços do Governo angolano em outras áreas do sector da Saúde, além da medida contra a poliomielite.
Sem comentários:
Enviar um comentário