A vice-governadora de Luanda para área social, Juvelina Imperial, disse hoje, quinta-feira, na capital angolana, que o VIH/Sida constitui actualmente um dos grandes problemas de desenvolvimento, e uma “séria” ameaça aos progressos e alcance dos Objectivos do Desenvolvimento do Milénio.
FONTE:Angop
De acordo com a responsável, que falava na abertura da “Conferência sobre estratégias de parcerias no domínio do VIH/Sida”, a situação exige assim, uma resposta coesa do Governo e da sociedade em geral.
Segundo disse, a epidemia do VIH, com perfis e comportamentos diferenciados a nível das diferentes províncias do país, representa um desafio adicional aos esforços de promoção do desenvolvimento humano em curso, na medida em que os seus efeitos têm impacto nas diversas esferas sociais.
Referindo-se aos últimos dados do Inquérito do Bem-estar do População (IBEP), avançou que os mesmos mostram que 80 por cento das pessoas em Angola já ouviram falar da doença mas, apenas 45 conhece as formas de prevenção.
Daí, para governante, estes dados revelam a fraca informação da população angolana, reforçando assim a necessidade do estabelecimento de parcerias entre os vários actores da sociedade civil, das quais se destacam os profissionais da comunicação social.
"A arma mais eficiente no combate a esta doença é a prevenção, onde a informação joga um papel preponderante no conhecimento sobre mecanismos de transmissão, questão central da resposta integrada e da coordenação dos esforços”, disse.
Sem comentários:
Enviar um comentário