A Decana da Faculdade de Medicina, afecta à Universidade Katyavala Bwila, Maria Sambo, considerou hoje, em Benguela, que o acordo de parceria com o hospital geral local visa estabelecer alguns princípios necessários para que o ensino da medicina se efective da melhor forma no domínio clínico.
A responsável falava após à assinatura de um acordo de parceria entre a Universidade Katyavala Bwila e o Hospital Geral de Benguela, assinado hoje, que visa a formação na área de medicina.
Segundo Maria Sambo, este acordo é uma forma de fazer com que o trabalho assistencial que o hospital presta à população possa ser reforçado, por se integrar o ensino da medicina.
Disse ainda que esta simbiose da assistência médica e da prestação de ensino médio vai resultar benefícios para as duas partes.
Acrescentou que, para a faculdade de medicina, servirá para os estudantes tomarem contacto com a realidade e conseguirem conhecer as situações e saberem como actuar.
Já para o Hospital Geral de Benguela, acrescentou, é a necessidade de albergar estudantes e reforçar a sua capacidade em termos de assistência, quer com reforço de médicos especialistas como os recursos em meios de diagnósticos.
Para a docente, outra vertente importante é aliar o ensino à assistência médica e investigação dos problemas de saúde que mais afectam a população, visto que será um benefício unilateral que culmina com a formação de médicos para o país.
A faculdade de medicina tem, do primeiro ao quarto ano, 252 estudantes. Possui capacidade para a integração de novos alunos, numa média anual de 65 alunos.
Avançou que esta capacidade se relaciona com as infra-estruturas em que tem funcionado, que não são próprias para faculdade de medicina.
Garantiu que este ano ainda a faculdade passará para outras estruturas provisórias, concebidas para o curso de medicina que estão a ser reabilitadas pelo governo provincial.
A faculdade de medicina existe a quatro anos e conta com 252 alunos, dos quais 60 frequentam o quarto ano e serão os primeiros licenciados em 2013.
Testemunharam a cerimónia médicos do hospital geral de Benguela, o vice-reitor da UKB, docentes da faculdade de medicina e convidados.
Sem comentários:
Enviar um comentário