Duzentas e cinquenta mil, quatrocentas e sessenta e sete crianças de um ano de idade foram vacinadas em todo o país, no mês de Maio, contra diversas patologias, no âmbito da política do Executivo de melhoria das condições de saúde da população, segundo os dados contidos no balanço do executivo apresentado hoje (quarta-feira), em Luanda, pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Carlos Feijó.
Sessenta e seis mil e 303 crianças foram vacinadas com a BCG, 49.457 tomaram a terceira dose da vacina Pentavalente, outras 44.369 beneficiaram da terceira dose contra a Poliomielite, 51 mil, 779 contra o sarampo, ao passo que 38.558 petizes foram vacinados contra a febre amarela.
Além disso, 55 mil, 885 mulheres em idade fértil foram vacinadas com Toxóide Tetânico, bem como a distribuição de seis mil mosquiteiros e oito mil, 480 casa pulverizadas.
Destaque ainda para as acções levadas a cabo no âmbito do processo de municipalização dos serviços de saúde, tendo em conta a nova filosofia de combate à pobreza.
Nesta base, procedeu-se à descentralização dos serviços municipalizados de saúde, com a aprovação de uma verba destinada a intervenções nos cuidados primários, afectando-a directamente para a gestão das administrações municipais, estimadas em 31.167.800.00 kwanzas.
O valor é empregue na reabilitação e manutenção de infra-estruturas, apetrechamento, aquisição de materiais diversos e ainda para a aquisição de alguns medicamentos essenciais.
“Relativamente à compra de diversos materiais e equipamentos, os municípios têm sido orientados para a compra de consumíveis (algodão, luvas, compressas, desinfectantes) e alguns equipamentos equipamentos essenciais como balanças, termómetros, esfingomanómetros, para garantir bom funcionamento do serviço de consulta de seguimento da grávida e da criança.
Sem comentários:
Enviar um comentário