O director de enfermagem do Hospital Sanatório, Zinga Rodrigues apelou hoje, quinta-feira, em Luanda, as mães e outras pessoas que cuidam de crianças, a melhor agasalharem os seus educandos, a fim de os precaverem das doenças respiratórias agudas, moléstias que mais se despontam na estação do cacimbo.
Zinga Rodrigues, que falava à Angop a propósito da realização da I Assembleia Geral da Renade (Rede Nacional dos Directores de Enfermagem), frisou que as doenças respiratórias se destacam na lista das patologias que mais ceifam vidas de crianças em Angola.
Chamou ainda a atenção das mães que fazem auto-medicação nas suas crianças, no sentido de pararem com esta prática, apelando-as a comparecerem com urgência nas devidas unidades hospitalares para o seu atendimento.
“Nada de auto-medicação, se comparecerem cedo nos hospitais o diagnóstico será melhor”, disse.
Referindo-se sobre o encontro, Zinga Rodrigues avançou ainda que o mesmo servirá ainda para reflexão das reais causas do índice de mortalidade no Hospital Pediátrico "David Bernardino".
O encontro conta com a presença de profissionais da saúde, ramo de enfermagem, vindos das 18 províncias do país.
As doenças respiratórias são as que afectam o trato e os órgãos do sistema respiratório. Dentre elas destacam-se asma ou bronquite alérgica, rinite e sinusite.
Para além das doenças respiratórias agudas, as diarreias também constituem uma grande causa para este mal. Assim, no ano transacto, o director do programa nacional de saúde ambiental, José Vicente, avançou a informação de que cerca de 40 mil crianças morrem de diarreia por ano, no país, devido ao débil saneamento básico e consumo de água imprópria.
Sem comentários:
Enviar um comentário