Graciano Catumbela e Aníbal Kamati
O centro de tuberculose do Hospital Regional do Lobito, atendeu, durante os últimos três meses 185 casos, de acordo com a responsável Alice Manuela. Desse número, sustenta a informação, 92 casos são novos, com 22 recaídas e um fracasso associado a patologias diversas como malária, insuficiência cardíaca e VIH/SIDA.
Paciente internada no centro de tuberculose do HRL |
Alice Manuela acrescentou ainda que o centro de tuberculose registou uma redução de 182 (no mês passado) para 62 até a presente data, dos quais 41 são internos e os outros 21 a fazerem tratamento ambulatório.
Segundo a responsável que falava em exclusivo ao Uhayele M´ombaka, a redução deve-se a melhoria nas condições de higiene assim como da sensibilização sobre os hábitos etílicos que o centro tem feito, a par do cumprimento da medicação correcta gizada pelo programa nacional da luta contra a tuberculose que tem apoiado com fármacos eficazes. Alice Manuela realçou que as dificuldades jogaram-se ao lado na medida em que os doentes têm uma dieta razoável.
“Todas as manhas recebem o pequeno almoço, o almoço, lanche e jantar, para além dos medicamentos suficientes e graças a Deus não temos tidos problemas graves em relação o tempo anterior.
Apelou aos familiares no sentido de apoiarem ao máximo os seus parentes no sentido de se ultrapassar algumas dificuldades que se tem registado pelos pacientes.
Sem comentários:
Enviar um comentário