Quatrocentos e 68 casos positivos de VIH foram registados de Janeiro a Fevereiro deste ano, na província de Benguela, mais 175 em relação ao mesmo período de 2010.
De acordo com um relatório do programa provincial de luta contra a Sida, apresentado pela supervisora provincial do programa, Perpetua Chaluca, este número resultou de dez mil e 889 testes nos serviços de aconselhamento e testagem voluntária.
Apesar do aumento de casos no período em causa, referiu, a prevalência na província nos testes de rotina mantém-se em quatro porcento, um dado igual a todo ano de 2010 e ao obtido no último estudo de prevalência de 2009, que coloca a província como uma das primeiras, ao lado do Cunene.
Salientou que a adesão de grávidas em idade fértil aos serviços é de 71 porcento, contra 26 homens e três de crianças, cuja faixa etária mais afectada é dos 20 aos 40 anos.
Revelou que o maior número de pessoas que procura os serviços de ATV foi de grávidas, com um total de 5.913, dos quais 75 obtiveram resultado positivo.
Deu a conhecer que a incidência é maior no sexo masculino, com 2.809 testados, um resultado positivo de 136 resultados positivos, enquanto no sexo feminino 7.754 mulheres foram testadas e apenas 286 são seropositivas.
Sem comentários:
Enviar um comentário