O coordenador provincial do programa de luta contra a tuberculose, Manuel Domingos Jacob afirmou nesta segunda-feira, no município da Ganda, província de Benguela que, o seu sector continuará a apostar no presente ano, na formação de quadros, visando a redução da doença na província.
Segundo o responsável, outra estratégia para reduzir o índice da doença na província, consistirá no aumento de acções de sensibilização para disseminar informações à população sobre a doença e melhoramento do saneamento básico.
Manuel Jacob afirmou que, o abandono de alguns doentes ao tratamento, está a criar uma resistência da doença, o que constitui um perigo para os seus familiares, que correm risco de serem contaminados.
Avançou que, durante o ano transacto, o sector registou 9.569 casos contra os 10.679 de 2009. Desta cifra, 3,7 porcento resultaram em mortes, enquanto 80 por cento tiveram melhoria no seu tratamento.
Garantiu que, nos nove municípios da província estão implantadas unidades de tratamento da doença de tuberculose, particularizando a Ganda com dois centros (na sede municipal e comuna da Ebanga).
Apelou à sociedade a reflectir sobre a tuberculose, uma vez que, com as novas descobertas da multi-droga e terapia já é possível a sua cura, bastando cumprir os conselhos técnicos dos profissionais da saúde.
Sem comentários:
Enviar um comentário