Sete médicos, afectos ao Hospital Central de Benguela, estão a ser seminariados, desde o dia 14 de Março, sobre os cuidados a ter com doentes seropositivos, uma iniciativa da direcção do hospital e tem como coordenador o médico de nacionalidade cubana Reynaldo Menedez Capote.
No primeiro dia de formação o facilitador, Reynaldo Capote falou das doenças de transmissão sexuais e suas manifestações, assim como da tuberculose como principal causa de morte por VIH-SIDA.
Segundo o médico a infecção por VIH aumentou 100 vezes o risco de reacção de um foco de tuberculose latente.
Para ele, a tuberculose primaria é também frequente no VIH. “Significa que a tuberculose primaria é manifestado por VIH”, sustenta.
Reynaldo Capote disse ainda que a tuberculose primária é também frequente no VIH que tem como manifestações extra-pulmonares mais comuns a pleural e ganglionar.
Já nas manifestações extra-pulmonares com VIH, acrescenta, destacam-se a neurolox oplasmose, linfoma primaria, tuberculose, CMC, neurosimples e lemp.
O seminário de capacitação tem duração de um mês com uma carga horária de uma hora, a decorrer todas as segundas feiras.
Sem comentários:
Enviar um comentário