PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



terça-feira, 29 de março de 2011

Dulcelina Serrano exorta população a aderir a testagem voluntária para conhecer estado serológico

 


A directora-Geral do Instituto Nacional de Luta contra o Sida, Dulcelina Serrano, exortou hoje, terça-feira, em Luanda a toda a população a fazerem os testes de Vih/Sida com regularidade, por formas a conhecerem o seu estado serológico.

Fonte:Angop
Sobre os casos de VIH/SIDA no país, Dulcelina Serrano, fez saber ser uma área muito sensível, porque mexe demasiado com a vida individual de cada cidadão, destacando a sua importância na intervenção precoce dos casos positivos.

“Para que as pessoas não contraiam a doença, tem de haver responsabilidade individual, apesar que esta mudança de comportamento não acontece em pouco tempo, porque são valores que se adquirem ao longo da vida e que são transmitidos de pai para filhos e então não é um exercício cujo resultado se possa alcançar em pouco tempo”, disse.

Segundo a directora, actualmente verifica-se uma grande procura de preservativos, salientando que isto remete-lhe a pensar que efectivamente há uma maior consciencialização e responsabilização perante o sexo não protegido, quando não se tem confiança e não se conhece o estado serológico do parceiro.

“Deve haver uma intervenção conjunta não só do Ministério da Saúde, mas também da Educação e das próprias famílias para se manter um diálogo mais aberto sem tabus, fazendo-os conhecer o seu próprio corpo, sem omitir a necessidade de falar do sexo, porque existe uma epidemia e a principal via de transmissão é sexual”, aconselhou.
Disse acreditar que com empenho de todos, quer a nível individual como colectivo ou institucional se poderá promover, com maior facilidade a mudança de comportamento para as relações sexuais de risco.
Explicou terem uma maior oferta de serviços disponíveis à população, quer para tratar como para fazer os diagnósticos.

Avançou que há sensivelmente quatro anos, tinha-se uma média de 20 a 30 serviços, mais actualmente têm mais de 100 serviços na qual oferecem aconselhamentos e testagem, afirmando que com um grande número de tarefas implementadas a nível nacional, existirá uma maior mobilização para que as pessoas conheçam a sua condição serológica e adiram as unidades de saúde para acompanhamento médico.

Falou estar-se a inquerir que, a ocorrência de novas infecções não tem estado a aumentar, mas sim a identificação dos casos positivos em estado já avançado da doença.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES