PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



domingo, 13 de março de 2011

SINISTRADOS DO DOMBE GRANDE RECEBEM ASSISTÊNCIA MÉDICA DE QUALIDADE


A acção visa garantir melhor prestação de saúde das populações afectadas pelas cheias do rio cuporolo.

MAXIMIANO FILIPE

Cerca de seis mil 680 pessoas afectadas pelas cheias do rio cuporolo na comuna do dombe grande recebem desde a passada segunda feira assistência médica de qualidade pelos serviços especializados do sector de Benguela. 

A intervenção do sector da saúde face aos sinistrados do Dombe grande conta com o apoio dos técnicos da saúde das forças armadas angolanas FAA, especialistas de saúde da força aérea nacional e técnicos de saúde da forças armadas da marinha de guerra, organismos que têm vindo a distribuir quites de medicamentos diversos e a dar atenção pontual as pessoas nos referidos centros de acolhimentos.

O comandante da protecção civil, José da silva, garantiu que a assistência medica têm vindo a beneficiar cerca de 1.366 famílias, número que corresponde o total de pessoas vitimas das cheias que surgiram em função do caudal do rio cuporolo que transbordou e tendo inundado as localidades onde as populações viviam, bem como, os seus campos de cultivo.

O responsável explicou que o período de segunda a quarta feira foi de maior intervenção em termos de trabalho porque foi um momento em que a situação estava bastante critica, a partir da tarde de quarta feira o nível do caudal do rio começou a baixar consideravelmente, a situação passou a considerar-se calma a partir da tarde de quarta feira, depois de se ter evacuado toda população que estava sitiada em áreas completamente inundadas sem possibilidades de se movimentarem, disse.

De igual modo, sublinhou que toda população afectada esta sob controlo e a receber assistência medica de saúde diversificada nos centros de acolhimento criados para o efeito. Acrescentou que foram tirados populações dos bairros da tapua e cassaca e fixados num único centro e as populações do bairro da granja encontram-se num outro centro onde são assistidos, enquanto que as populações do bairro do chingongo recebem assistência no centro instalado na localidade da bandeira onde foram colocados.

José da silva, referiu também que a única localidade considerada de maior dificuldade é a do bairro do luacho onde se encontram um total de 14 mil pessoas sitiadas sem possibilidades de se deslocarem e tem vindo receber apoio aéreo pontual pela equipa de protecção civil, toda acção coordenada pelo governador de Benguela, General Armando da Cruz Neto, com a colaboração de varias instituições.

Quanto as populações vitimas das chuvas no município do Chongoroi, o responsável da protecção civil, garantiu que as mesmas já se encontram fora de perigo, uma situação que mereceu a intervenção imediata de uma equipa de bombeiros salva vidas e nesse momento recebem igual apoio em termos de assistência sanitária para os que se encontram em enfermo e logístico, nomeadamente, bens alimentares e roupa usada.


O administrador municipal adjunto da Baia farta, Basílio Jessé, considerou de grande valia a intervenção dos serviços de saúde junto das famílias sinistradas na medida em que algumas já começavam a apresentar problemas nesse âmbito. Jessé, apontou a implementação do programa da municipalização dos serviços de saúde como sendo um andecap que vai, a todos os níveis, aumentar a qualidade de prestação desses serviços nas comunidades.

João Domingos, de 37 anos de idade, pai de 3 filhos, residente no Dombe grande a mais de 10 anos, exercendo actividade de agropecuária naquela região, que falou a nossa reportagem, disse que durante as cheias perdeu o motobomba e outros utensílios domésticos e quanto a cobertura dos serviços de saúde de qualidade a população mostra-se satisfeita porque estamos a ser assistidos com muita atenção por parte dos técnicos de saúde, frisou.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES