Drª Isabel António, Directora do IMS |
Região centro e sul de Benguela conta com uma escola de saúde
A direcção do Instituto Médio de Saúde (IMS), com a ajuda da direcção provincial, tem em carteira a expansão da formação média e básica de saúde a nível de Benguela a partir do ano 2011.
Para o cumprimento deste programa, o primeiro núcleo de ensino médio e básico de Saúde foi aberto no dia 15 Março, esta semana no município do Cubal, 171 quilómetros a sudeste da cidade de Benguela, pelo administrador municipal, António Saraiva.
No Cubal a instituição funcionará provisoriamente nas instalações da escola do primeiro ciclo "Ilídio Machado" e albergará ainda estudantes dos municípios da Ganda, Caimbambo e Chongoroi.
Para o presente ano lectivo, estão matriculados 184 alunos para o ensino médio e 57 para o curso básico, que serão assegurados por 16 docentes.
Na ocasião, o administrador municipal do Cubal, António Saraiva, louvou o gesto de solidariedade, entrega e sentido patriótico demonstrado pelos administradores dos municípios da Ganda, Caimbambo e Chongoroi, que apoiaram com carteiras.
António Saraiva garantiu que esforços serão efectuados para que no próximo ano se construam mais salas de aulas.
Por seu turno, o director provincial da Saúde em Benguela, Valentino Aurélio Caliengue, disse que a escola vai formar técnicos de várias especialidades, dentro da necessidade manifestada pelos respectivos administradores.
Assistiram a abertura, administradores municipais, técnicos de saúde, membros do governo, entre outros convidados.
Mateus Vindua, responsável do IMS |
Com a abertura desta instituição os municípios do interior terão quadros formados nas suas respectivas localidades e poderão contribuir na diminuição da falta de enfermeiros no interior da provincial de Benguela.
A aposta do pelouro liderado por Valentino Caliengue, visa expandir a formação média e básica em todos os municípios da província de Benguela.
Sem comentários:
Enviar um comentário