No âmbito da municipalização dos serviços de saúde junto da população
O centro oftalmológico internacional de Benguela vai intensificar melhorias significativas no atendimento as consultas de rastreio aos municípios e comunas do interior da província no âmbito do alargamento da rede sanitária e na qualidade de serviço junto das populações.
A confirmação é do director provincial da saúde, Valentino Aurélio Caliengue, que falava no passado sábado, durante a sessão de encerramento das IIª jornadas científicas do centro oftalmológico de Benguela, que aconteceu nos dias, 22 a 24 de Setembro de 2011, sob o lema central; saúde visual em Benguela, desafios para 2012.
De acordo com o responsável do sector, “é um passo que visa dar resposta satisfatória e de qualidade em termos de saúde, ao doente visual, com base a realidade externa dos resultados alcançados pelo centro nos últimos anos de trabalho”.
Valentino Caliengue, sublinhou que o esforço desenvolvido pela Universidade Katiavala Bwila, na formação de quadros em diversas especialidades, assim como, para a formação pós graduação, é um marco histórico para o cumprimento dos objectivos que se pretende alcançar no ramo da oftalmologia em beneficio da população a nível do país. O responsável lembrou também sobre os esforços desenvolvidos pelo executivo da província, na criação de melhores condições de trabalho e não só, para que esse desiderato aconteça com bastante êxito.
De igual modo, considerou a jornada finda, bastante fundamental e de extrema importância, na medida em que, se perspectiva a realização do Conselho Consultivo Ordinário do Ministério da Saúde, a realizar-se no próximo mês de Outubro na província do Moxico, onde Benguela far – se –a representar para mostrar a sua experiência, tendo como pano do fundo o lema central que norteou as discussões durante os três dias que durou as jornadas em Benguela.
Caliengue, garantiu também que com a realização das referidas jornadas, o centro de oftalmologia aumentou as suas condições em termos de alargar o seu raio de acção e deu mais um passo diferenciado no seu compromisso de servir a população para alem da solução das cataratas, glaucoma, entre outras enfermidades.
As IIª jornadas científicas tiveram como objectivos específicos, promover o intercâmbio científico entre os participantes, discutir o desenvolvimento sustentável da saúde visual na perspectiva integral, clínica e cirúrgica, seus resultados de trabalho e projectos futuros.
O evento serviu também para desenhar estratégias de trabalho que permitam enfrentar os novos desafios para o alcance dos objectivos do milénio com base no plano geral do governo angolano que visa aumentar a prestação de saúde de qualidade junto das populações.
Os participantes a jornada debateram os seguintes temas, a saúde visual partindo de uma perspectiva integral, prevenção, diagnostico e tratamento das doenças oculares mais frequentes, Resultado visuais da cirurgia de catarata como causa de cegueira evitável, o papel do optometrista nos resultados visuais.
De igual modo, foram abordados as questões sobre, a retinopatia, actualidades em glaucoma numa perspectiva clínica e cirúrgica, doenças crónicas não transmissíveis e sua relação com a patologia oftálmica, afecções oftalmológicas em pediatria, seu manejo integral, visão geral das enfermidades oculoplasticas com repercussão visual.
Os cuidados de enfermagem a linha pré operatória, pós operatórias e consultas de especialidade a cirurgia refractiva, a deformidade ocular, anestesia no paciente cirúrgico oftalmológico, resultados visuais, foram também debatidos durante a jornada.
O evento contou com a participação de 250 especialistas em matéria sobre oftalmologia, das 18 províncias do país, entre nacionais e estrangeiros residentes em Angola.