O director regional da OMS/AFRO, o angolano Luís Gomes Sambo, manifestou hoje, sexta-feira, em Yamoussoukro, Cotê d' Ivoire, o seu orgulho pelo facto de Angola ser designada para albergar a 62ª sessão da organização, em Agosto de 2012.
No seu discurso, no encerramento da 61ª sessão, Luís Sambo sublinhou que aos participantes o Governo de Angola e o seu povo não irão decepcioná-los.
Qualificando "satisfatório" e "proveitoso" o encontro, apontou as vantagens da criação do Fundo para Emergências de Saúde Pública e da Federação Africana das Associações Saúde Pública, almejando que possam responder ao interesse público.
Para si, é necessário acelerar os esforços, envolvendo as autoridades, líderes religiosos e comunitários a todos os níveis.
Por outro lado, apelou aos ministros da Saúde para prestarem o apoio necessário às respectivas associações nacionais de saúde pública.
Pediu também aos ministros do pelouro para apoiarem os esforços da directora mundial, Margareth Chan, nas profundas reformas a que estará sujeita a organização pois, como afirmou, " o trabalho não se afigura fácil".
Por seu turno, a ministra ivoiriense da Saúde, Therese Dri-Yoman, que encerrou o encontro, agradeceu aos participantes, frisando que o conclave decorreu numa atmosfera prestigiosa, porque os participantes tomaram decisões importantes e firmes.
Solicitou aos ministros para serem os embaixadores para que os orçamentos alocados aos programas de saúde sejam consolidados com base no espírito de Abudja, Nigéria.
Sem comentários:
Enviar um comentário