Vinte e um novos casos de VIH/Sida foram registados de Janeiro a princípios de Setembro deste ano, no município da Baía Farta, 25 quilómetros a litoral da cidade de Benguela, pelos serviços de saúde.
Segundo o responsável municipal do centro de consulta integral da Sida, Adriano Dala, os dados indicam que os índices da doença estão a aumentar, uma vez que em 2010 o município registou 33 casos, em 12 meses.
Disse que a sede e o Dombe Grande foram as zonas mais atingidas.
Para o responsável, a falta do uso de preservativos nas relações sexuais ocasionais e a ignorância da existência da doença por parte da população estão na base do aumento de casos, tendo apelado a população a aderir aos testes voluntários e ao uso de preservativo.
Adiantou que, para combater o alargamento da doença, o sector realiza regularmente aconselhamentos e testes voluntários, com uma média diária de 50 pessoas, assim como testes periódicos nas comunas e povoações, através de uma clínica móvel.
Revelou que as pessoas que padecem da doença são na maioria do sexo masculino, com idades entre 15 e 45 anos, que recebem tratamento nos centros da sede municipal e comuna do Dombe Grande, assegurados por um médico e 12 técnicos.
Dados apurados pela Angop indicam que desde a instalação do primeiro centro de diagnóstico de Sida, em 2003, na região, foram já registados 310 casos positivos no município, com uma população estimada em 125 mil habitantes.
Sem comentários:
Enviar um comentário