Estudantes do curso de enfermagem do Colégio Bueia e filhos em Benguela, uniram-se, no Huambo, no âmbito do dia do trabalhador da saúde, celebrado a 25 de Setembro último, na campanha de educação e sensibilização para prevenção contra a malária e suas consequências, HIV/SIDA bem como outras doenças relacionadas com o leite materno infantil no sentido de se combater a mortalidade infantil, de acordo com o porta voz Graciano Catumbela.
A digressão no Huambo visou sensibilizar mulheres, jovens, adolescentes e populações bem como os agregados familiares sobre as doenças transmissíveis sexualmente, através de palestras, com distribuição de preservativos, panfletos e mosquiteiros de modos a prevenirem-se dos efeitos da malária e do HIV/SIDA.
A campanha decorreu sob o lema “ Huambo e Benguela Unidos venceremos para o combate ao HIV/SIDA”, a campanha contra a doença do século teve a distribuição de cerca de 800 preservativos e mosquiteiros impregnados com insecticida para as zonas identificadas como de maior vulnerabilidade de contracção do paludismo, onde contemplou mais de 800 pessoas.
A intenção fundamental é fazer com que as mulheres e crianças assumam comportamentos que ajudem a reduzir a progressão da enfermidade e o índice de mortalidade materno infantil, consolidando as medidas traçadas. O paludismo, saliente-se, continua a ser a principal causa de morte no país, sendo as mulheres grávidas e crianças menores de cinco anos, as principais vítimas.
Sem comentários:
Enviar um comentário