PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Ministra da tecnologia inaugura Faculdade de medicina em Benguela

Aníbal Kamati - Benguela
A ministra da do ensino superior, ciência e tecnologias, Maria Cândida Teixeira, inaugurou hoje, em Benguela a faculdade de medicina, adstrita a universidade Katyavala Bwila em cerimonia assitida em cerimonia assistida pelo governador provincial de Armando da cruz Neto.
A responsável daquele departamento ministerial disse na sua intervenção que o curso de medicina implementado em 2008, no âmbito da parceria Angola-cuba, nas províncias de Luanda, Huíla, Malanje, Cabinda e Benguela tem como objectivo reforçar o ministério da saúde com médicos nacionais, para acudir a saúde da nossa população no combate das grandes epidemias.
Maria Cândida Teixeira, acrescentou que a faculdade de medicina junto a reitoria da Universidade Katiavala Bwila, prevê em 2013 ter os primeiros licenciados em medicina nas duas províncias destacadas, para engrossar o ministério da saúde.
Agradeceu ao governador provincial, Armando da Cruz Neto, por ter feito com que o sonho de muitos jovens se realiza-se, tendo apelado na ocasião, aos estudantes a cuidar da estrutura para o desenvolvimento do ensino superior assim como da saúde nacional.
Por seu turno, a reitora da Faculdade de medicina, Maria do Rosário Sambo, pediu maior cuidado aos estudantes no sentido de preservarem o imóvel.
Aos professores e todos funcionários apelou o esforço e dedicação compromisso de levar a faculdade avante e trabalhar arduamente para o desenvolvimento do país.
Aos estudantes representados por um aluno do 4º ano coube apenas agradecer as autoridades.
A estrutura está apetrechada e equipada com materiais qualidade propício ao processo ensino-aprendizagem de medicina, tais como uma sala de multimédia com tecnologia de ponta, uma biblioteca, laboratórios para a prática de Bioquímica, simulação clínica, micro-biologia, anatomia patológica, sala de microscópios e doador anatómico.
  
A ministra do ensino superior, que coordenou uma delegação composta pelo titular da pasta da Administração Pública, Emprego e Segurança Social, Pedro Neto, e membros do Governo central e de Benguela, visitaram as diversas áreas que compõem a infra-estrutura.
A reabilitação física das instalações está orçada em cerca de 120 milhões de kwanzas, valor que não inclui os equipamentos e outros apetrechos. Teve a duração de oito meses.

Com sete salas de aulas e capacidade para 350 estudantes, a faculdade de medicina será assegurada por 24 professores, sendo 21 cubanos e três angolanos.
Assitiram ainda ao acto o bispo emérito de Benguela dom  Óscar braga, docentes, discentes, funcionários da faculdade e convidados.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES