No âmbito da municipalização dos serviços de saúde junto da população
O centro oftalmológico internacional abriu hoje, 22 de Setembro de 2011, as II jornadas científicas que visam aumentar a qualidade de saúde visual ao doente com base a realidade externa dos resultados alcançados pelo centro nos últimos anos de trabalho.
Com a duração de três dias, as II jornadas tem decorrem de 22 a 24 de Setembro, com objectivo de promover o intercâmbio científico entre os participantes, discutir o desenvolvimento sustentável da saúde visual na perspectiva integral, clínica e cirúrgica, seus resultados de trabalho e projectos futuros.
O evento vai decorrer sob o lema central; saúde visual em Benguela, desafios para 2012, tendo como objectivos específicos, desenhar estratégias de trabalho que permitam enfrentar os novos desafios para o alcance dos objectivos do milénio com base no plano geral do governo angolano que visa aumentar a prestação de saúde de qualidade as populações.
Durante a jornada serão debatidos diversos temas, com maior destaque para; a saúde visual partindo de uma perspectiva integral, prevenção, diagnostico e tratamento das doenças oculares mais frequentes, Resultado visuais da cirurgia de catarata como causa de cegueira evitável, o papel do optometrista nos resultados visuais.
Constam também da agenda da jornada, temas sobre a retinopatia, actualidades em glaucoma numa perspectiva clínica e cirúrgica, doenças crónicas não transmissíveis e sua relação com a patologia oftálmica, afecções oftalmológicas em pediatria, seu manejo integral, visão geral das enfermidades oculoplasticas com repercussão visual.
A deformidade ocular, anestesia no paciente cirúrgico oftalmológico, cuidados de enfermagem a linha pré operatória, pós operatórias e consultas de especialidade a cirurgia refractiva, resultados visuais, serão também debatidos durante a jornada.
De acordo com director do centro, Luís Varanda, que falava na cerimónia de abertura, “a segunda jornada científica do centro oftalmológico internacional de Benguela, visa também saudar o aniversário do dia nacional do trabalhador da saúde, que se comemora no próximo dia 25 de Setembro do ano corrente”.
Igualmente, o responsável sublinhou que a jornada vai também contar com duas conferências especiais, sendo a primeira ligada as técnicas cirúrgicas e a segunda, sobre a formação diversificada dos quadros que actuam na referida especialidade.
O evento que vai contar com a participação de 250 especialistas em matéria sobre oftalmologia, das 18 províncias do país, dos quais, 49 prelectores, entre nacionais e estrangeiros residentes em Angola, registou no primeiro dia uma participação de cento e setenta e cinco participantes.
Sem comentários:
Enviar um comentário