PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Fábrica de antiretrovirais a caminho

DPS prepara já técnicos

O Director Provincial de Saúde de Benguela, Valentino Caliengue, anunciou, recentemente, nesta cidade, a construção de uma fábrica de medicamentos anti retrovirais para atender as pessoas seropositivas da província e do país igualmente abastecer alguma região austral do continente africano.
A construção da fábrica começa no primeiro semestre do próximo ano, e será instalada no bairro do Calombutão, zona (B) arredores da cidade de Benguela e terá uma capacidade de produzir quantidades satisfatórias de medicamentos para apoiar os doentes que padecem da sida.
De acordo com Valentino Caliengue que falava à imprensa, todos os passos para o inicio da construção da referida empreitada estão a ser dados, no sentido de, nos primeiros seis meses do próximo ano seja dê-se o inicio da construída da mesma que vai dar resposta as grandes preocupações que tem sido apresentada pelas pessoas vivendo com VIH –SIDA.
Perante esta realizada a direcção provincial da saúde desenvolveu no dia 8 de Julho de 2011, um vasto programa de formação e capacitação dos técnicos que trabalham com pessoas portadoras do vírus do VIH, orientada por dois especialistas da área, nomeadamente, Pérpetua Chaluca, Supervisora do Programa de Luta Contra o VIH-SIDA e José Mendes, especialista em infecções transmissíveis sexualmente ( ITS).
Durante a primeira fase da acção formativa os técnicos do Sector da Saúde vão aumentar conhecimentos em matérias sobre aconselhamento e testagem voluntaria para o VIH, manuseamento para pessoas vivendo com VIH –Sida.
A acção formativa, uma das fases, teve a duração de 6 dias e abordou questões sobre as três componentes do processo de aconselhamento, sendo o primeiro painel ter tratado das questões ligadas ao apoio emocional do paciente e o processo educativo.
O segundo painel abordou questões ligadas as deformações sobre as ITs, VIH–SIDA, formas de transmissão, prevenção e tratamento, e o terceiro e último, sobre avaliação de riscos, propicia reflexão sobre valores, atitudes e condutas, incluindo o planeamento de estratégias de redução de riscos.
De acordo com a supervisora; Perpetua Chaluca, o programa de formação é extensivo a todos os técnicos e organizações que trabalham na vertente sobre o VIH.
Acrescentou que com esta formação os participantes vão desenvolver as mesmas acções junto das populações a nível da província, fundamentalmente, nos postos médicos, centros e hospitais, bem como, reforçar a acção de sensibilização nas mulheres grávidas durante as consultas pré-natal no sentido de controlarem o seu estado serológico e preservar a Saúde da criança.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES