PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Banco de urgência do hospital da ganda confirma maior incidência de infecções urinárias

Graciano Catumbela em Benguela

O banco de urgência do hospital municipal da Ganda, há 220 quilómetros da sede provincial  de Benguela, confirma todos os dias, casos de doenças com infecções urinárias e que nos últimos dias preocupa as autoridades de acordo o responsável do Banco, Emílio Mbeya. 

Emílio Mbeya fez saber que o banco, pelas eventualidades de saúde pública em atendimentos imediatos aos pacientes que procuram os serviços daquela unidade hospitalar, atende apenas em dois blocos como de pediatria e adultos excluindo a maternidade que carece o seu banco especifico para tratamento de casos especiais.

O hospital municipal que se encontra localizado provisoriamente no bairro Camaninga, devido as obras de reabilitação do hospital central, no seu universo atende diariamente em media 30 à 40 pacientes cujo as patologias mais frequentes tem sido as de fórum respiratório, doenças diarreicas agudas, as cardiopatias, doenças do marasmo e outras relacionadas com infecções urinarias e que nos últimos dias regista-se com maior incidência. Casos de malária o quadro é reduzido devido ao aconselhamento que se tem feito aos pacientes.

De acordo o responsável do banco de urgência das patologias registadas o numero actual de internamento que o hospital controla é de 60 pacientes e 82 técnicos dos quais dois técnicos superiores de nacionalidade angolana, um médico angolano, dois médicos estrangeiros de nacionalidade cubana e 87 enfermeiros.

António Yengue técnico de laboratório reconhece que este caso deve-se através das águas e em alguns casos nas relações sexuais sem protecção, e chamou atenção a todos os cidadãos a tomar consciência das patologias que advêm das relações sexuais, concluiu o especialista de laboratório.

Dificuldades

O hospital municipal enfrenta imensas dificuldades na prestação de serviços condignamente aos pacientes devido as condições que as novas instalações provisórias ostentam e que dificulta o normal funcionamento conforme as estruturas oferecem, mas o responsável assegurou que dentro de poucos meses as condições normais voltarão ao alcance das nossas populações, assegurou aquele responsável do banco de urgência que trabalha a mais de 30 anos naquela unidade hospitalar.

Autoridades governamentais

O administrador municipal da Ganda, Caetano Mateus Lopes convidou as autoridades tradicionais do município entre regedores, sobas, seculos e seus secretários para reforçar aspecto relacionado com o saneamento básico assim como passar a informação sobre casos que nos últimos dias tem trazido preocupações as autoridades governamentais relacionadas com as doenças infecciosas que se estende um pouco por todo município.

No encontro participou 60 membros de autoridades tradicionais oriundas em diversas comunas, aldeias e quimbos na sala de reuniões do registo civil.
   
Saneamento básico

Na ocasião Caetano Mateus Lopes informou aos regedores que o sistema de saneamento básico no município constitui um elemento cívico de cada cidadão e assim é necessário que cada um faça parte da responsabilidade porque o mesmo constitui ainda uma tarefa de todos, realçando a necessidade de se proceder campanhas de sensibilização as populações.

Aquele governante referiu, por outro lado, que existem ainda várias pessoas que fazem necessidades maiores ao longo da linha férrea, tal caso preocupa também, não só os moradores, como as autoridades do município, uma vez que diariamente há queixas sobre tal desiderato, lamentou.
 Do mesmo modo chamou atenção a todos no sentido de se por fim estas práticas e recomendou para construção de latrinas.

Recordou aos presentes que, o hospital municipal no último trimestre registou 10 casos de cólera.

As chuvas

O problema das quedas pluviométricas na Ganda, também mereceu uma abordagem devido as alterações climatéricas que o país tem registado e o município tem sido alvo de desalojamento por parte de algumas populações, o que permitiu prever algumas estratégias no sentido de se contornar e proteger as pessoas que têm sido afectadas. Sobre esta questão o administrador referiu que é necessário que cada morador não construa em zonas de riscos sensíveis as chuvas o que também deve merecer o acompanhamento de todos responsáveis em cada comunidade.    

Programa de educação e sensibilização

A reunião serviu também para esclarecer agenda dedicado ao 11 de Novembro dia da Independência Nacional sobre a feira de saúde que será realizada nesta mesma data, onde várias organizações não governamentais, estudantes, sociedade civil, igrejas e instituições sociais, foram convidadas a fazer parte da campanha de educação e sensibilização contra doenças transmissíveis sexualmente. O mesmo trará em disposição de vários serviços para a testagem voluntária de doenças como: a malária, a hipertensão, a glicemia bem como a distribuição de mosquiteiros e de preservativos.

 No final informou as autoridades para incutirem as populações a reflectir sobre a data de tamanha importância.


Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES