PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Diabetes e hipertensão primeira causa de mortes nas unidades sanitárias

A primeira causa de mortes nas urgências das principais unidades sanitárias do país está ligada a diabetes, hipertensão e as suas complicações, afirmou nesta segunda-feira, em Luanda, o vice-ministro da Saúde, Carlos Masseca.

Carlos Masseca falava durante o acto de abertura do primeiro fórum sobre doenças crónicas das Forças Armadas Angolanas, enquadrado no âmbito da celebração do Dia Mundial da Diabetes, a assinalar-se hoje.

Segundo o responsável, falar hoje de doenças crónicas não transmissíveis é abordar um problema de saúde pública que até anos atrás não pertencia à realidade da população angolana. 

De acordo com o vice-ministro, é em função de tal facto que o Ministério da Saúde, estando atento a esta situação e dentro daquilo que são as suas responsabilidades a nível do executivo, está a trabalhar no sentido de rever o decreto 54/03 que retrata a estrutura organizacional do ministério.

“Estamos atentos a esta situação e assim foi criado um grupo multidisciplinar e multiprofissional para trabalhar no país no sentido de se criar políticas para o combate das doenças crónicas não transmissíveis à luz daquilo que são os nossos compromissos tanto a nível regional como mundial”, referiu.

Muito recentemente, avançou, foi lançada na província do Kwanza Norte a campanha nacional de luta contra as doenças crónicas, doenças não transmissíveis, acreditando que o êxito no combate a essas doenças está na prevenção.

Adiantou que para se combater os factores de risco que estão ligados a essas patologias deve-se respeitar algumas regras como o não uso excessivo de álcool, tabaco, obesidade e os problemas profissionais e ambientais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES