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quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Responsável fala de vantagens da gestão hospitalar



A engenheira angolana Dora Melo considerou hoje, em Luanda, a Gestao e a Qualidade hospitalar como um elemento diferenciado no processo de atendimento das expectativas de clientes e usuários dos serviços de saúde. 

Falando durante uma formação no pré simpósio luso-angolano de doenças infecciosas e 6ª Jornada Médica de Pediatria, referiu que toda instituição hospitalar, dada a sua missão essencial em favor do ser humano, deve preocupar-se com a melhoria permanente da qualidade de sua gestão e assistência.

Dessa forma, seria possível garantir uma integração harmónica das áreas médica, tecnológica, administrativa, económica, assistencial e, se for o caso, das áreas de docência e pesquisa.

Tudo isso deve ter como razão última a adequada atenção ao paciente.

Dora Melo disse que actualmente constata-se que a busca pela qualidade constitui-se como objectivo primordial de todos os tipos de organização, onde um dos propósitos é enriquecer os conhecimentos dos gestores hospitalares.

Avançou que tal melhoria na gestão é reduzir ao máximo o erro clínico, através da gestão de risco, com a identificação de eventos significativos e definidas acções de melhorias. 

Segundo a especialista, a falta de gestão e qualidade hospitalar é frequente em todos os hospitalar a nível internacional, daí a necessidade de desenvolver-se medidas para impedir que tais erros ocorram frequentemente.

"Isto não tem a ver com cultura, mas sim com tipos de erros típicos da prática clínica. Mas estamos a trabalhar para melhorar tais falhas e proporcionar outro tipo de ambiente e trabalho aos pacientes.

Para si, a busca de qualidade de ambientes e de serviços é hoje uma condição de preexistência de uma organização, principalmente no sector de saúde, que lida de forma delicada com a população.

Para si, o simpósio acima referido tem extrema importância, uma vez que a propagação destas doenças deve ser controlada.

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