PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Hospital do sono regista nove novos casos da doença em três meses



O Centro de Referencia e Investigação de Tripanossomiase de Viana, em Luanda, diagnosticou nove novos doentes  portadores desta enfermidade, no período de Agosto a Outubro do ano em curso, em 133 pessoas atendidas, deu a conhecer terça-feira, o director da instituição, Amadeu Dala.

Em comparação com o mesmo período de 2010, em que foram diagnosticados 11 novos casos houve a redução de três casos.

Segundo Amadeu Dala, de Agosto a Outubro de 2010 foram examinadas 236 pessoas, mais 103 pessoas em comparação com o ante penúltimo trimestre de 2011.
  
De acordo com o especialista, durante o primeiro semestre do ano em curso, foram examinadas 401 pessoas onde foram detectados 15 novos casos de doença do sono, notando-se menos doentes em relação o período semelhante de 2010 onde foram examinadas 476 pessoas e diagnosticados 24 casos.

O Director do Centro Amadeu Dala, fez saber que os pacientes geralmente acorrem a outras unidades hospitalares mas, depois de serem tratados sintomatologicamente e não verem melhorias procuram o centro onde são submetidos a uma avaliação mais profunda.

No início, explicou, os sintomas do doente do sono tem muito a haver com outras doenças tropicais, que apresentam quadros de febres, astenia geral, vómitos, diarreia, síndromes gripais.

Apelou as pessoas que têm viajado para as províncias endémicas, precisamente nas áreas sub urbanas, rurais, onde existem condições para a mosca existir, como as províncias de Kwanza Norte, Malanje, Uige, Zaire, parte do Kuanza Sul, a procurarem o centro quando regressarem.
  
" Sempre que se desloquem a estas áreas, passados 30 dias, devem dirigir-se a um Centro de diagnóstico da tripanossomiase para fazer um teste de rastreio"solicitou.
  
A tripanossomiase humana africana é uma doença grave causada pela picada de uma mosca infectada denominada "tsé-tsé", que quando a doença não é tratada ou tardiamente detectada pode causar a morte.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES