PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Fraca adesão às consultas na base do elevado número de diabetes

A fraca adesão da população às consultas médicas é um dos motivos do elevado número de doentes diabéticos que se regista em Angola, afirmou hoje, segunda-feira, em Luanda, a coordenadora do Programa Nacional de Diabetes do Hospital Militar, Manuela Sande.
Em declarações à Angop, à margem do Primeiro Fórum de Doenças Crónicas não Transmissíveis das Forças Armadas Angolanas (FAA), Manuela Sande referiu ser necessário se fazer regularmente as consultas médicas para saber do estado clínico, de modo a se prevenir da diabetes.
"Em África, cerca de 10 porcento da população corre o risco de desenvolver diabetes, razão pela qual toda gente, uma vez por ano, deve fazer uma visita médica para ver se está tudo bem, se há ou não maior risco de desenvolver diabetes", referiu.
Manuela Sande acrescentou que no país se regista uma fraca cobertura sanitária, situação preocupante para os técnicos de saúde.
"Se todos fizermos um esforço vamos aumentar as percentagens de pessoas que vão ao médico, bem como aumentar a possibilidade de se prevenir contra diabetes", disse.
Disse, por outro lado, que a relação entre a diabetes e a hipertensão é uma relação que há muito se vem discutindo, uma vez que a hipertensão é uma das complicações de diabetes, fundamentalmente diabetes do tipo dois.
Quando questionada sobre o papel do Estado no que concerne à subvenção dos fármacos para a diabetes e hipertensão, a responsável disse ser uma obrigação para permitir que eles cheguem ao público a preços acessíveis.
"Nós temos que pensar que são doenças crónicas. São doenças que duram a vida toda. E agora com os tratamentos disponíveis as pessoas vivem muito mais, por mais pequeno que seja o custo real desses medicamentos", referiu.
Segundo Manuela Sande, é necessário que se pense numa subvenção, se não a 100 porcento, mas pelo menos a 70 ou 80 porcento.
A diabetes é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo porém, quando por excesso, pode trazer várias complicações à saúde como por exemplo o excesso de sono no estágio inicial, problemas de cansaço e físicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES