A Esso Exploration Angola (Block 15) Limited (Esso Angola), em nome da Sonangol e do Grupo Empreiteiro do Bloco 15, anunciou hoje uma doação de 250 mil dólares para o projecto "Dar Vida às Mulheres", dedicado à prevenção e sensibilização do VIH/Sida na província do Bengo.
Este projecto consiste na realização de campanhas de sensibilização para prevenir o VIH/Sida e outras doenças sexualmente transmissíveis, que abrange grávidas e jovens raparigas nos municípios do Dande, Ambriz e Quibaxe.
Para a implementação do referido projecto, o Bloco 15 associou-se à Organização Não Governamental Acção Juvenil para o Desenvolvimento (AJD) e à Cruz Vermelha de Angola.
Na nota de imprensa, enviada hoje à Angop, a instituição avança que além da realização de campanhas de sensibilização do VIH/Sida, o projecto inclui a doação de material consumível para hospitais, distribuição de alimentos aos grupos alvo e a formação de activistas comunitários, com ênfase no respeito pelo indivíduo e pelos direitos de privacidade das famílias.
Este projecto também facilita o acesso aos serviços de aconselhamento, testagem voluntária e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis.
Segundo a consultora regional da Esso Angola para Saúde comunitária e pública, Ana Margarida Setas, uma estratégia de intervenção fundamental para a redução da prevalência do VIH/Sida é informar as pessoas sobre os métodos de prevenção e tratamento, promover mudanças de comportamento e prestar serviços voluntários de aconselhamento e testagem.
“Por meio dos nossos investimentos comunitários temos dado a nossa contribuição em projectos relacionados com o VIH/Sida, malária, poliomielite e outras preocupações em matéria de saúde pública que afectam as comunidades angolanas. Temos o prazer em continuar a apoiar os esforços do Ministério da Saúde visando a erradicação destas doenças para melhorar as condições de saúde de todos os angolanos", reforçou.
Com uma estimativa de 2 porcento da população adulta com VIH/Sida, Angola tem uma das menores taxas de prevalência na África Sub-Saariana e espera-se que este projecto ajude a diminuir ainda mais essa taxa.
Sem comentários:
Enviar um comentário