PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Bastonária da Ordem dos enfermeiros prevê melhorias no sector através dos Comités de Ética

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros de Angola, Maria Teresa Vicente, considerou hoje, em Luanda, que com a implementação dos Comités de Ética da classe, criados no presente ano, o sector poderá apresentar melhorias no tocante a prestação de serviços às populações assistidas.

Em declarações à Angop durante o 1º Congresso Internacional de Enfermeiros de Angola, Maria Teresa Vicente informou que estes Comités serão órgãos reguladores dentro das instituições de saúde para regrar o exercício de enfermagem nas unidades hospitalares.

Segundo disse, os benefícios destes Comités não são imediatos, uma vez que se prevê ser um trabalho a ser executado a longo curso, mas há vários factores que irão contribuir para que se note a melhoria da situação a nível do país.

A bastonária avançou que, por enquanto, poucas províncias foram contempladas com os Comités de Ética. Tratam-se das províncias de Luanda, Zaire, Namíbe e Malange. “No próximo ano, ele será estendido para outras regiões”, acrescentou.

Quanto à qualidade da prestação dos serviços de enfermagem, Maria Teresa Vicente disse que embora as expectativas sejam que o mesmo melhore cada vez mais, ainda existem algumas debilidades e que tem se estado a trabalhar neste sentido, do ponto de vista de formação básica e de capacitação permanente.

Referindo-se particularmente ao balanço do presente ano, a fonte considerou-o positivo devido a redução dos índices de mortalidade por malária e de mortalidade materno-infantil.

“Isso leva-nos a fazer uma avaliação subjectiva positiva de que as coisas estão a melhorar porque mais de 80 por cento da força de trabalho do Ministério da Saúde é composta por profissionais de enfermagem”, sublinhou.

O Congresso, que reúne 1.500 profissionais de diversas unidades sanitárias do país, assume um carácter especial e pretende reforçar o intercâmbio de conhecimentos e experiências.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES