PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



sábado, 12 de novembro de 2011

Partos diminuem no posto médico dos Navegantes


Aníbal Kamati! Benguela
O numero de partos no centro médico do bairro dos Navegantes diminui, neste segundo semestre com uma media mensal de 60 partos para 14, garantiu em entrevista ao Uhayele M´ombaka a responsavel do centro, Isabel Nimba.
Isabel Nimba fez saber que no primeiro semestre do ano em curso tiveram uma média de 50 à 60 partos por mes, ao passo que este semestre o numero é total mensal  reduziu em 8 à 14 partos, apesar do semestre ainda nao ter terminado.
“mesmo que o ano ainda nao acabou os partos diminuiram muito”, completou a informacao.
De acordo com a tecnica de saude geralmente o número de puerperas  atendidas no centro baixa no inverno e aumenta no verão na sua maioria com idades compreendidadas entre dos 15 aos 35 anos, que tambem sao diagnosticadas com as ITS´s.
“Neste contexto quando as mulheres fazem a sua primeira consulta sao submetidas a um volume de análises que são mesmo necessários para certas despistagens e nestes exames os resultados têm sido mais na área de ITS, sobre tudo a sífilis, e quando assim é diagnosticado o sífilis o enfermeiro pede para que a mulher gestante traga seu parceiro para juntos seguirem a medicação de sífilis”, esclareceu.
Aconselhou que uma mulher gestante tem um pacote de alimentacao a seguir, neste caso, existem quatro grupos de alimentos que são, energéticos protectores, construtores.
“cada grupo destas gestantes tem que se beneficiar de cada um deles porque temos os protectores onde entra os nossos lombís, lossakas, em suma todas as folhas, estes alimentos pertencem ao grupo de protector que a mulher grávida não pode pôr de parte e como se não bastasse ajudam muito, sobre tudo nos casos de anemia, depois temos os construtores onde consiste as gorduras, a carne, o peixe, o ovo que outrora muitos diziam que a grávida não pode comer, isto já está ultrapassado, muito pelo contrário o ovo tem muita vitamina que ajuda a mulher gestante, e temos os energéticos onde entra-se o arroz, a fuba, a massa, no entanto deve-se comer de tudo um pouco para ajudar o período de gestação, se assim cumprirem o bebé nascerá com um peso adequado”, disse salientando.
Apelou igualmente que as mulheres desde o momento que descobrirem-se grávidas devem procurar já uma unidade sanitária, com vista a receber apoio dos técnicos de saúde até a nascença do seu bebé.
“Será aconselhada para prevenir os riscos para ela e para o bebé e garantirá um parto seguro”, concluiu a responsável do centro médico.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES