A bióloga Manuela Pedro advogou esta quinta-feira, em Luanda, a necessidade da existência de um laboratório para uma melhor validação dos conhecimentos e dosagem da medicina tradicional.
A responsável, que falava à Angop à margem da Jornada Cientifica sobre o Papel da Medicina Tradicional em Angola, disse que ainda não têm grande aceitação por serem conhecimentos empíricos e não terem uma base cientifica.
Manuela Pedro salientou que a sua existência vai validar os efeitos curativos, como fazer a uniformização da dosagem das plantas, por formas a facilitar e ajudar a utilização destes medicamentos caseiros, garantindo serem seguros e eficazes.
“As pessoas têm conhecimento que as plantas curam, mas só não o utilizam por falta de certificação cientifica, dai a necessidade de um laboratório que certifique a sua importância”, frisou.
Para a especialista deve existir uma maior unificação entre a medicina contemporânea e a tradicional, fazendo com que se torne possível a veracidade da utilização destas plantas, sabendo ainda quais os componentes existentes e que patologia cura.
Na medicina tradicional, adiantou, cada um faz a sua dosagem, mas com um laboratório já será possível se saber a medida certa e como o paciente deve utilizar.
Para Manuela Pedro, a medicina tradicional não deve ser apenas considerada como fonte alternativa, mas também como eficaz, dado os seus efeitos benéficos na cura de milhares de enfermidades.
Sem comentários:
Enviar um comentário