PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

ONG´s que lidam com seropositivos precisam mais apoios

As organizações não governamentais que lidam com seropositivos precisam de mais apoios por parte das autoridades da província de Benguela conforme fez saber a responsável da associação Ekumbi Ombaka, Suzana Kassova Mwenho que falava em nome de outras agremiações.
Segundo a responsável para melhoria dos serviços pediu ao governo provincial através das instituições públicas que se crie um banco de leite para suprir as necessidades das famílias principalmente vulneráveis, de mais médicos na especialidade de oncologia, estomatologia, fisioterapia, obstetrícias, outras especialidades, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais.
De acordo com Susana Mwenho apesar de existir uma casa vida, a primeira da história de Angola, pediram também ao governo que ajudem as organizações na obtenção de um espaço próprio para acolher utentes que procuram pelos serviços, intensificação do gam e na implementação de vários serviços inclusive actividades geradoras de rendimentos.
A responsável apontou também a discriminação e estigma aos seropositivos como uma das preocupações, das organizações que cuidam, convivem e apoiam pessoas portadoras do vírus da sida, acabando muitos seropositivos morrendo no silêncio com medo de aderir ao tratamento.
Apontou o mau atendimento por parte da equipa de enfermagem, chegando mesmo a discriminar rompendo a confidencialidade considerados pela lei 8, sobre o vih como crime punível no código penal. Exemplificou o caso de uma parturiente que foi chamada de seropositiva e foi rejeitada o atendimento tendo feito o parto pelas trabalhadoras de limpeza e uma outra que fez o parto no quintal de um centro médico.
Apontou ainda que os utentes tem acesso aos antiretrovirais falta-lhes alimentos para os três primeiros meses de tratamento já que apresentam debilidade física enquanto se adaptam aos médicos, na mesma senda falta leite lácteo para as crianças expostas nascidas de mães seropositivas.
Ekumbi-Ombaka é uma organização não governamental local, membro da rede provincial e do programa provincial de luta contra o VIH/SIDA, com intuito de reforçar as acções do governo na luta contra sida na Prevenção, reduzindo o risco de novas infecções, mitigação de impacto-reduzindo.
Ekumbi Ombaka que em língua portuguesa, traduzido do umbundu, significa o Sol em Benguela apoia os casos de discriminação, estigma, abandono e apoio e apoio psico-social de pessoas vivendo com o VIH/SIDA, para além de cuidados e apoios para minimizar a carência alimentar dos mais vulneráveis e facilitando o acesso de gestantes seropositivas no programa do PTV (prevenção de transmissão vertical) e adultos de ambos os sexos, adolescentes e crianças na TARV tratamento antiretroviral.


Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES