PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Doenças mentais derivam do consumo das drogas



  
As drogas ilícitas e lícitas (como o álcool) têm sido uma das grandes causas de surgimento de transtornos mentais assistidos no Hospital Psiquiátrico, afirmou hoje, quarta-feira, em Luanda, o psicólogo Luís Kambamba. 
  
O especialista informou que das pessoas doentes que vão ao hospital muitos derivaram do consumo de estupefacientes, porquanto pretenderam procurar o prazer e alívio nas suas preocupações, ingerindo, inalando ou fumando estas substâncias nocivas. 
  
Estas práticas, disse, em nada resolvem os problemas, pois os estupefacientes são muito mais prejudicais do que se julga.
  
“Por exemplo, o álcool, uma droga lícita, tem um poder destrutivo maior em relação as outras chamadas ilícitas, porque é de fácil acesso, não havendo nenhuma regulamentação que impeça ou limite a sua aquisição, com a excepção da existente para as crianças”, apontou.

O psicólogo sublinha que muitas pessoas (jovens dos 18 aos 45 anos) têm a falsa impressão de que o álcool é um estimulante, mas não o é, pois é um depressor de sistema nervoso. 


“Na verdade, aqueles que usam as drogas, tal como cocaína, libanga, liamba e o álcool procuram uma vantagem, como a euforia e coragem. No entanto, o que vem depois do estado eufórico é a dependência e a apresentação de sintomas como os delírios”, apontou. 


Luís Kambamba alerta que dados os efeitos que as drogas provocam no organismo humano, o melhor é não consumir.  

 “Para os afectados pelas drogas melhorarem a sua condição, a família deve prestar o seu contributo, dando conselho e afecto, já que aliado a vontade do toxicodependente é possível sair-se deste mal”, apontou.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES