PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Benguela registou 243 óbitos de 2003 a Setembro de 2011 por Sida

A província de Benguela registou duzentos e quarenta e três óbitos no período compreendido entre 2003 a Setembro de 2011, de a conhecer hoje, nesta cidade, a supervisora provincial do instituto nacional de luta contra a Sida, Pérpetua Chaluca.
Pérpetua Chaluca que falava hoje, após a marcha de solidariedade que percorreu algumas artérias da cidade Benguela, fez saber que dos números de óbitos 227 são adultos e dezasseis crianças pereceram no período em referência.
A responsável referiu ainda que neste mesmo período de 2003 a Setembro de 2011 foram testados cento e sessenta e dois mil e 826 utentes num total de 7.816 casos positivos. Já do ano de 2007 a Setembro de 2011 estão em seguimento e tratamento antiretroviral 6 mil e sessenta e dois utentes, destes 5 mil 696 são adultos e 366 crianças.
 E na prevenção de transmissão vertical, acrescentou perpétua Chaluca, são beneficiadas 2 mil 326 gestantes.
Com as intensificações dos serviços de testagem móvel, de acordo com a responsável, as consultas pré-natal e nos centros de aconselhamento de Janeiro a Setembro de 2011 se comparando com o mesmo período de 2010, verificou-se um aumento da procura dos serviços de cerca de 11 mil 579 utentes com um resultado há mais de cento e trinta e seis casos.
No que a implantação dos serviços de saúde diz respeito, a província de Benguela tem uma cobertura de 100 porcentos nas sedes municipais e 26 porcentos nas sedes comunais. Numa altura em que província foi contemplada com nove clínicas dos serviços móveis com uma cobertura de 90 porcentos ficando no descoberto o recém-município da Catumbela.
Ao total, disse ainda responsável provincial do programa provincial de luta contra sida, contabilizam-se 30 CATV´s (Centro de Aconselhamento e Testagem Voluntária) 17 UTARV (Unidades de Tratamento Antiretroviral) para adulto e pediatria e 19 salas de parto com serviços de prevenção da transmissão vertical.
“Esses serviços ainda são insuficientes pois, para tal temos apenas uma cobertura de 26 porcentos na rede provincial de saúde”, sublinhou.
Para o diagnóstico e terapêutica estão apetrechados 4 laboratórios com aparelhos de CD4, CD8, hematologia, bioquímica e atendem em média 25 utentes por dia, isto no município do Lobito e de Benguela, sustentou.
Chaluca explicou ainda que os referidos aparelhos apresentam um certo desgaste trazendo consigo transtornos aos utentes que muitas vezes se deslocam ao Hospital Geral do Cubal ex-hospital diocesano nossa senhora da paz.
Para realizarem os respectivos exames laboratoriais, os anti-retrovirais são dispensados sem problemas pois não se tem verificado rotura, a grande preocupação prende-se pelo facto de registar uma baixa adesão das unidades de tratamento dizer que a melhor cobertura de adesão verifica-se no hospital geral do Cubal, com uma taxa de 86 porcentos de adesão, conciliado isso com a terapia de tuberculostáticos.
Benguela é o segundo município que tem uma adesão aceitável com 56 porcentos e depois o lobito com 49 porcentos, o programa provincial controla 154 profissionais de saúde entre médicos enfermeiros e técnicos de diagnóstico e terapêuticos a classe médica ainda é irrisória, para o atendimento bem como os enfermeiros.
Quanto a prevenção as equipas tem se desdobrado na realização no aconselhamento e testagem nos CATVS em clínicas móveis, enfermarias, maternidades e salas de partos, palestras e seminários, programas de rádio, distribuição de preservativos e material informativo, feiras integradas de saúde.
Os desafios para luta contra a sida na província cingem-se na melhoria dos serviços, no aumento da cobertura dos serviços de aconselhamento e testagem voluntaria, no aumento dói tratamento antiretroviral, bem como o aumento a adesão e testagem e a terapia, por uma Benguela sem sida unamos esforços.
Participaram à marcha de solidariedade cerca de quinhentas pessoas e foi assistidos por entidades governamentais, politicas, religiosas tradicionais, organização não governamentais, e população geral.






Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES