Cerca de 200 mil cidadãos infectados pelo Vih/Sida são controlados pelo Instituto Nacional de Luta contra a Sida (INLS) em todo território angolano.
De acordo a directora adjunta do INLS, Lúcia Furtado, em declarações hoje, quinta-feira, à Angop, este número tem como base o resultado de um estudo de prevalência realizado em grávidas em consultas pré-natal nos últimos três anos.
No âmbito do programa das comemorações do dia da enfermidade, que hoje se comemora (1 de Dezembro), a instituição afecta ao Ministério da Saúde, procederá ao lançamento de uma campanha sob o lema “Conheça o seu estado serológico”.
A campanha decorrerá em todo país e prevê proceder à testagem voluntária e gratuita de mais de um milhão e meio de pessoas.
Para o efeito, serão montados postos fixos e móveis de testagem em áreas urbanas, suburbanas e rurais, contando com a colaboração de associações, entidades privadas e ONG.
Lúcia Furtado informou que será feito ainda o lançamento de uma campanha denominada “Campanha do laço Vermelho”, que visa sensibilizar a sociedade sobre o perigo da doença.
Sem comentários:
Enviar um comentário