PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Responsável apresenta métodos preventivos para o combate à malária

O uso de redes de mosquiteiros tratadas com insecticida, a luta antivectorial e a prevenção da grávida com falcidar a partir dos quatro meses de gestação são medidas de prevenção para o combate à malária, informou nesta segunda-feira, em Luanda, o coordenador do Programa Nacional do Controlo da Malária, Filomeno Fortes.

Em declarações à Angop, à margem do workshop sobre o Papel da Media na Prevenção da Malária em Angola, o responsável frisou que o diagnóstico e tratamento precoce dos casos devem ser feitos com testes rápidos ou com gota espessa, enquanto o tratamento deve ser feito com combinações terapêuticas e à base de artemisinina.

Segundo Filomeno Fortes, a mobilização comunitária e a pesquisa fazem igualmente parte da estratégia nacional.

Advogou que o programa de controlo à malária tem como desafios, para os próximos 4 anos, a melhoria do saneamento do meio, a melhoria do diagnostico e do tratamento, o reforço das medidas preventivas e a mobilização comunitária.

De acordo com a fonte, a malária é uma componente importante do programa de revitalização dos serviços de saúde a nível municipal.

Informou que Angola está a implementar, com os países da África Austral, iniciativas de controlo a nível das fronteiras transcunene e tranzambeze.

0 responsável avançou que o número de casos reduziu, em 2010, de três mil e 600 casos para dois mil e 721, enquanto em 2011 houve um registo de apenas mil casos.

Esta situação tem impacto directo nas taxas de mortalidade infantil e de mortalidade materna do país.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES