PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Número de pacientes com problemas renais aumenta



O  número de pacientes incluídos em programas de dialíse renal no Hospital Americo Boavida aumentou mais de duas vezes na última decada e a demanda por terapia renal substitutiva tem crescido a taxas próximas a 10 porcento ao ano, afirmou hoje em Luanda, o médico da instituição sanitária, Amilcar Silva.

Em declarações à Angop, sobre um tema apresentado numa conferência recentemente "A clearance da criatinina das 12 horas nocturnas na avaliação da função renal", disse que o aumento da incidência de doença renal crónica  é um grave problema de saúde pública em todo mundo.

Amilcar Silva frisou que o diagnóstico tardio da doença renal acarreta altos custos ao sistema de saúde, adiantando que na prática clínica a avaliação é estimada a partir da creatinina plasmática, o que não é fiavel.

De acordo com o especialista, estudos mostraram que a estimativa da creatinina realizada na urina colhida em 24 horas tinha menos variações e a sua colheita deve ser cronometrada e os valores de referências foram estabelecidas para 24 horas.

Salientou que na conferência acima referida, o objectivo principal foi verificar o grau na dosagem em colheita urinária de 12 horas e 24 horas para um melhor diagnóstico na diálise.

Explicou que a retirada é feita em jejum para medidas bioquimicas (Glicose, ureia, estatura e circunferências de cintura e quadril).

Aconselhou a todas as pessoas com problemas renais a evitarem o uso de álcool e tabaco, exercícios físicos extenuantes e jejum nas últimas 12 horas antes da realização dos
exames.

Segundo a fonte, do estudo feito chegou-se à conclusão que indica que a colheita urinária de 12 horas no período nocturno constitui alternativa adequada em relação a colheita de 24 horas visando determinar a DCP.

À excreção de creatinina cerca de 48 porcento são mais baixas no período nocturnos, exortando aos pacientes  uma maior responsabilidade nos tratamentos de hemodiálise.


Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES