PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Lobito regista redução de casos e mortes por malária



O município do Lobito, província de Benguela, registou de Janeiro a Novembro últimos três mil e 105 casos de malária, menos 17 mil e 340 em relação a 2010, informou hoje o administrador municipal, Amaro Segunda Ricardo.

Ao falar na cerimónia de fim de ano, o responsável fez saber que em termos de mortalidade por malária o município registou 331 óbitos, menos 351 que os notificados em 2010.

Ainda durante o período em referência, de acordo com a fonte, foram notificados nove mil e 782 casos de doenças respiratórias agudas, menos dois mil e 500 em comparação com os de 2010.

Quanto a mortes por doenças respiratórias agudas foram notificadas menos de mil casos em relação aos cinco mil e 350 que o sector da Saúde havia registado em 2010.

Apesar de os números serem ainda elevados, o administrador apontou a expansão dos serviços de saúde nas comunas do interior, bairros, melhoramento do saneamento básico, fornecimento de mosquiteiros e a desinfestação das lagoas como factores que contribuíram para a redução dos casos e mortes por malária.

O fornecimento regular de medicamentos essenciais, segundo Amaro Segunda Ricardo, favoreceu o atendimento rápido dos doentes cuja dinâmica "salvou" dezenas de vidas humanas.

As consultas de rotina que os médicos angolanos e cubanos efectuaram semanalmente nas comunas do interior e nos bairros da preferia ajudaram a prevenir doenças nas comunidades.

Informou que apesar dos avanços registados no combate às grandes endemias pela administração municipal continuam exíguos os recursos alocados para o programa dos Cuidados Primários de Saúde.

Fez saber que a administração municipal recebe anualmente um milhão e 915 mil kwanzas, no quadro do programa Cuidados Primários de Saúde, um montante que é insuficiente, a julgar pelo número de unidades hospitalares e dos habitantes do Lobito, estimados em um milhão de munícipes.


Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES