Técnicos de saúde das Repúblicas de Angola e Namíbia que participaram em Ondjiva, província do Cunene, num encontro transfronteiriço, encerrado quarta-feira, recomendaram o reforço das acções de vigilância epidemiológica sobre a malária, pólio e Vih/Sida nas zonas fronteiriças de ambos países.
Segundo o comunicado final da reunião, torna-se imperioso a necessidade de redobro de esforços conjuntos, para que através deste exercício se realize com frequência acções de prevenção das patologias epidémicas que afligem a população residente nestas zonas.
Recomendou-se ainda a partilha de responsabilidade entre os dois países e a identificação das áreas ao longo da fronteira onde se pretende vacinar.
A necessidade do reforço na cooperação Angola/Namíbia, no sentido de facilitar a travessia de doentes e vacinadores em situação de emergência em período da realização da campanha de vacinação ao longo da fronteira comum, foi igualmente recomendada.
De igual modo, os participantes concluíram que os serviços de saúde de ambos países devem realizar diagnósticos das áreas de difícil acesso ao longo da fronteira antes da efectivação de campanhas de vacinação contra a pólio.
Participaram do encontro, técnicos de saúde das províncias do Namibe e Cunene, enquanto que a delegação namibiana foi proveniente das regiões de Oshangwena e Oshakatye.
Sem comentários:
Enviar um comentário