PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



quarta-feira, 4 de maio de 2011

OEA desempenha advocacia na defesa dos interesses da profissão

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros em Angola 'OEA', Teresa Vicente , disse hoje, na província do Namibe, durante a abertura das jornadas nacionais do enfermeiro, que decorre de 3 a 5 deste mês, que a organização tem estado a desempenhar a sua advocacia na defesa dos interesses da profissão a todos os níveis , por forma a elevar a promoção socioprofissional e a melhoria da qualidade de trabalho  dos profissionais da classe bastonária.

A bastonária da ordem dos enfermeiros em Angola doutora Teresa Vicente disse que classe dos enfermeiros está numa fase de reconquista e reconhecimento efectivo da sua profissão para dignidade da própria classe.

Disse que esta conquista e reconhecimento é feito através das suas habilitações académicas e por condições que permitam garantir serviços de qualidade aos utentes.

"Os profissionais de enfermagem continuam, nesta fase, a ser um pilar decisivo na sua sustentação do sistema nacional de saúde em Angola. Nas equipas multiprofissionais tem lugar fundamental no que se refere á assistência ao paciente, representando muitas vezes o primeiro ponto de contacto directo entre o cidadão e o sistema nacional de saúde " disse.

Acrescentou que os profissionais de saúde têm trabalhado no plano de prevenção as doenças que mais afectam a população, nos processos de educação da população e na orientação das famílias e comunidades, relativamente as praticas favoráveis a saúde.

No plano de investigação e difusão do conhecimento técnico e cientifico, em função dos perfis académicos e profissionais de que são titulares, tem contribuído para o desenvolvimento do país, realizando o resultado de pesquisa cientifica de sua iniciativa ou em que participem, colaborando para a multiplicação e diferenciação de quadros de enfermagem e outros.

Frisou que os comités de ética a serem constituídos nas unidades de saúde será uma das respostas visando minimizar algumas dificuldades que a classe enfrenta como a melhoria da qualidade dos serviços de saúde a nível do país.

"Temos estado a educar e a mentalizar as pessoas que as questões de saúde são de responsabilidade de todos os cidadãos. Esta consciência está a ser criada e consolidada no nosso país, pois novas atitudes estão a surgir para enriquecer o perfil da cidadania em Angola " realçou.

Referiu que os órgãos de comunicação social estão igualmente a contribuir positivamente, não só para a difusão da existência deste mecanismo de participação dos cuidados nos processos de melhoria do atendimento e assistência nos hospitais, como também na educação dos cidadãos em meteria dos seus direitos para uma assistência de qualidade em saúde.

Realçou ainda que, com parâmetros internacionalmente aceites, o diploma que permitira reforçar as condições de regularização profissional da classe e consequentemente a melhoria dos serviços públicos.

Apelou ao sentido patriótico dos enfermeiros angolanos que sempre souberam honrar o dever, justamente consagrado no juramento de Hipócrates, pois " a enfermagem que se pretende só é legitima quando exercida dentro dos preceitos da ética e deontologia e a qualificação profissional continua, a fim de assegurar e fazer respeitar o direito dos utentes a uma enfermagem de excelência.

Na abertura das referidas jornadas, que decorrem no anfiteatro da Escola Superior Politécnica do Namibe, foram entregues as seis primeiras carteiras profissionais de enfermagem aos quadros da província do Namibe e 12 kits que contém matérias para os primeiros cuidados de saúde, por forma a desempenharem com zelo e dedicação o seu trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES